Tempo de leitura: 2 minutos

Jaciara Santos profere palestra.

Jaciara Santos 

Somos protagonistas de nossas vidas. Somos responsáveis pela busca de oportunidade, de nosso sucesso ou por ficar reclamando e se lamentando do que nem sequer tentamos fazer.

Há alguns dias, estava com a intenção de escrever um texto, mas quando me sentava para começar a esboçar as primeiras palavras, realizava outras mil coisas e não fazia o que tinha de fazer. Eu estava procrastinando, isso mesmo.

Choquei-me com a realidade dos fatos, e aqui estou. Mudei o tema do texto e vou contar o que estava acontecendo comigo.

Quando deixamos para depois aquilo que nos propomos a fazer, ou quando alongamos algo, estamos procrastinando.

Podemos também definir assim: Procrastinar é a arte de deixar para depois o que podemos fazer ou decidir agora. E são muitas as ocasiões em nossas vidas em que deixamos as situações de grande relevância para outros momentos, não tomamos as decisões que devem ser tomadas. São muitos os momentos nos quais vivemos protelando, talvez pelo medo, pela dúvida, insegurança ou pela falta de foco. Os motivos para delongar as atitudes de nossa vida sempre vão aparecer.

Certa ocasião, tive a necessidade de viajar para ministrar um treinamento. Sabia que precisaria comprar as passagens aéreas. Mesmo ciente de minha “obrigação”, não comprei as passagens, fui alongando a aquisição, de maneira que , quando fui adquirir, paguei três vezes mais caro. Diante da situação exposta, na maioria das vezes que postergamos nossas atitudes, temos uma grande tendência a pagar um preço por tal atitude. E o preço sempre será maior…
Para te ajudar, preparei 4 dicas para você também parar de procrastinar:

1- Enumere as coisas importante que precisa decidir;

2- Defina os prazos para realizar estas coisas (atividades). Ou seja, elabore um cronograma de ação;

3- Utilize um aplicativo de alerta, onde você possa receber mensagens de você mesmo cobrando a execução da ação; e

4- Conecte-se com sua missão de vida, com aquilo que faz você vibrar, com o sentido de suas escolhas.

O grande desafio disso tudo é que não sabemos se existirá o depois. Então, coloque essas dicas para funcionar ainda hoje.

Somos protagonistas de nossas vidas. Somos responsáveis pela busca de oportunidade, pela busca de nosso sucesso ou por ficar reclamando e se lamentando do que nem sequer tentamos fazer.

Jaciara Santos é educadora e master coach.

4 respostas

  1. É o que faz um perdedor de uma sentença judicial,pode ser uma pessoa privada ou pública ou mesmo o Estado. é atrasar,ganhar tempo,embromação pra cumprir a sentença ou seja,pagar o que deve,bem como o ente não honrar compromisso e fica
    usando o termo pelo qual o texto indaga.

    Pode ser também que, um ente fica mergulhado nas coisas que o mundo oferece levando um vida de luxúria alegando que tá curtindo a vida numa vida de ilusão e o mesmo nem se percebe da vida temporal que leva,dá as costas pra Deus,uma vez que,o mesmo sem nenhuma noção perde a vida e nem percebeu que o melhor da vida é a vida pra sempre toda eternidade e quem as terá só quem vivem ao lado de Deus. Todavia, perdeu o que refere-se a indagação do texto.

    Entretanto,basta lembra de Jó,segundo a Bíblia,Jó era temente a Deus,integro e reto. O que Deus quer,que cada um de nós,não PROCRASTINE mais,tema a Deus,seja integro e reto,certamente vai ter a vida eterna e aqui mesmo,Deus te acrescentará o que precisa.

  2. OI, JACIARA.
    OBRIGADO PELAS DICAS. TIVE UMA EXPERIÊNCIA PARECIDA COM A SUA E NÃO FOI NADA AGRADÁVEL. TENHO DIFICULDADES DE ME ORGANIZAR NO TEMPO E NO ESPAÇO E ISSO ME TEM TRAZIDO ALGUNS TRANSTORNOS. POUCO A POUCO TENHO MELHORADO E NÃO VOU DESISTIR. SEI QUE A SOLUÇÃO PARA ESSE PROBLEMA ESTÁ EM ANDAR NA CONTRAMÃO DO VINHA FAZENDO. SÃO PEQUENAS ATITUDES.VOU CONSEGUIR.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *