Tempo de leitura: 4 minutos

shi-marioShi Mário Schneider | mbsmariombs@hotmail.com

 

O texto da PEC limita apenas as despesas primárias do governo, ou seja, não impõe restrições ao pagamento de juros e amortizações da dívida pública, que representa mais da metade do dinheiro do Brasil. E você sabe pra quem vai este dinheiro?

 

Talvez um dos erros que estão sendo cometidos nas ocupações e suas notas públicas é a ausência de detalhamento do impacto da PEC 241 na Saúde Pública e outros setores. Já existem algumas poucas notas dos trabalhadores do setor, porém ainda é muito pouco diante da gravidade da situação.

A saúde é uma das maiores reclamações da população e restringir os argumentos aos impactos na educação talvez não demonstre o tamanho da gravidade da situação e o quanto ela vai impactar no dia a dia da população mais pobre e carente.

Em 20 anos, o SUS pode deixar de receber mais de 400 bilhões de reais, com o crescimento e o envelhecimento da população, poderia trazer efeitos trágicos.

“Trocando em miúdos”, muita gente vai morrer.

Ainda com respaldo na legislação implementada no governo anterior, o Orçamento da saúde ainda deve crescer em 2017 e será “congelado” em 2018 maior. A partir de 2019, a saúde começa a perder dinheiro, corrigido apenas pela inflação. Qualquer ganho de receita não será repassado à saúde, conforme fomos alertados pelo Conselho Nacional de Saúde.

Segundo pesquisa do CNS: “até 2036, a mudança estabelecida pela PEC poderá fazer com que o SUS perca pouco mais de 430 bilhões de reais, projetando-se um crescimento do Produto Interno Bruto anual de 2% neste período e uma inflação de 4,5%. O valor da perda calculada por ele é próximo ao levantado por um estudo de dois pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que falam em 400 bilhões de reais.”

A Associação Brasileira de Saúde Pública criticou a PEC. Na carta, eles denunciam o sucateamento do SUS, que é utilizado principalmente pela população de baixa renda que não tem plano de saúde.

Além da saúde, temos que contar o que a PEC fará nos outros setores, pois, de acordo com o texto da proposta, o reajuste do salário mínimo só poderá ser feito com base na inflação – e não como era feito anteriormente com a inflação ao valor proporcional ao crescimento do PIB. Isso afetará os salários que estão atrelados ao mínimo.

Paralelamente a isto, o texto da PEC limita apenas as despesas primárias do governo, ou seja, não impõe restrições ao pagamento de juros e amortizações da dívida pública, que representa mais da metade do dinheiro do Brasil. E você sabe pra quem vai este dinheiro? Pra quem o Brasil (Nós Brasileiros) devemos tanto que o Governo sequer aceita uma apuração?

É preciso dissecar o processo de endividamento do País e buscar a verdadeira natureza dessa dívida pública que tem absorvido a parte mais relevante dos recursos nacionais, enquanto faltam recursos para o atendimento aos Direitos Sociais básicos de milhões de brasileiros que vivem na pobreza e miséria. Nisso a PEC não mexe, pois sabemos que grande parte destes são banqueiros e especuladores financeiros, grandes financiadores de campanhas dos que lá estão para supostamente nos representar.

Vale lembrar que uma auditoria cidadã, como a que está sendo proposta aqui pela organização Auditoria Cidadã (www.auditoriacidada.org.br), no Equador conseguiu emitir um relatório da dívida de lá que apontou uma série de graves indícios de ilegalidades e ilegitimidades e serviu para embasar o Presidente Rafael Correa para a anulação de 70% da dívida externa em títulos do país. Os recursos hoje estão sendo empregados em saúde, educação e outros investimentos reais me vez de ir pro bolso de alguns poucos que realmente mandam nosso Brasil.

É preciso crescer as lutas e as informações contante nas ocupações pelo Brasil, levar essas informações em todos os cantos para a população poder reagir a isto tudo que está acontecendo e que atingirá a todo mundo, principalmente os mais fragilizados e que tanto necessitam dos serviços públicos.

Viva xs guerreirxs deste Brasil, todo poder emana do povo, parabéns a todxs que estão ocupando e/ou planejando ocupar, aos que querem ajudar os já presentes, aos que doam e principalmente aos que já sabem a situação calamitosa que nos aguardam e faz de tudo para ocupar as redes sociais com os alertas à população.

Há braços de luta. Viva a juventude brasileira!

Shi Mário Schneider é técnico em hotelaria e turismo e graduando em Administração.

Abaixo, links com as notas de várias entidades contrárias a PEC.

 
Conselho Federal de economia  contra a PEC 241.
Economistas contra  a PEC 241
MÉDICOS CONTRA A PEC 241
Sindicato dos médicos  do estado de SP contra  a PEC 241
Dr. DRÁUZIO VARELLA CONTRA A PEC 241
 Médicos serão  atingidos pela PEC 241
Associação  Brasileira de Saúde  Coletiva  (ABRASCO) contra a PEC 241
Conselho  Regional de Medicina do  Estado do RJ (CREMERJ) contra  PEC 241
Sociedade Brasileira de Pediatria contra  a PEC 241
 Leandro Karnak contra a PEC 241
Ministério  Público  Federal contra a PEC 241
Juízes  Federais contra  a PEC 241
OAB CONTRA A PEC 241
Defensoria Pública  Federal contra PEC 241
Fiocruz contra  a PEC 241

4 respostas

  1. Mais uma bobagem escrita. Esse pessoal só analisa as coisas pelo lado da ideologia rasteira, com certeza, ele nem leu a PEC, está indo “pelo ouví dizer”. Esse é o Brasil. Falsos conhecimentos querendo induzir pessoas.

  2. O autor da matéria é um esquerdista declarado, ainda defende conceitos e práticas que fracassaram em diversos países onde foram implementadas. Ele esquece que os causadores de toda essa situação são os esquerdistas, os quais ele defende.
    Faltou citar quantas pessoas morreram por falta de assistência médica durante os 13 anos de administração dos petralhas e associados.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *