Tempo de leitura: 2 minutos
Fidel Castro morreu aos 90 anos (Foto Divulgação).
Fidel Castro morreu aos 90 anos (Foto Divulgação).

Ícone da esquerda mundial, o cubano Fidel Castro morreu aos 90 anos de idade. A notícia foi confirmada pelo irmão de Fidel e presidente de Cuba, Raúl Castro, por meio da televisão estatal daquele país. A morte ocorreu às 22h29min (hora local) desta sexta (25). O corpo do líder da Revolução Cubana será cremado, de acordo com o irmão em discurso.

O rito do funeral será informado ainda neste sábado. A última aparição pública de Castro foi em 15 de dezembro, quando Fidel recebeu a visita do presidente do Vietnã, Tran Dai Quang.

Fidel Castro foi o herói histórico da esquerda moderna, o homem que mais desafiou os Estados Unidos. Mas, na opinião de líderes de centro-direita, Fidel era um ditador sanguinário e o culpado por isolar a ilha de Cuba por quase 60 anos de todo o mundo.

Conhecido como “Comandante” pelos cubanos, Fidel era personagem de várias histórias e boatos. “Ele não dorme”, “ele não esquece de nada”, “é capaz de te penetrar com o olhar e descobrir quem você é”.

Fidel sempre teve uma saúde de ferro, até quando enfrentou uma hemorragia intestinal durante uma viagem à Argentina aos 80 anos de idade. Em 31 de julho de 2006, os problemas de saúde provocados pelo avanço da idade o fizeram delegar temporariamente o poder a seu irmão Raúl.

Em fevereiro de 2008, Fidel renunciou oficialmente ao cargo de presidente cubano e, desde então, era o principal conselheiro do Partido Comunista e do novo governo.

A era Fidel Castro vem se dissolvendo pouco a pouco, enquanto uma nova Cuba surge devido a uma série de reformas econômicas e da retomada das relações bilaterais com os Estados Unidos, rompidas há mais de meio século.

Fidel assistia a tudo isso de longe, mas não deixava de fazer suas análises em artigos publicados no jornal oficial cubano Granma. A fragilidade da sua saúde já tinha provocado boatos sobre sua morte várias vezes nas redes sociais. Redação com Uol e Agência Ansa.

 

5 respostas

  1. Tom,

    Deixe de ser otário cara. Aqui na sua cara morre gente de fome e você não tem coragem de doar um pão.

    Vá ler e entender o porquê do grande líder sem amado no mundo inteiro.

  2. Tom,

    Vai bater panela na janela e ir para a cinquentenário dia de domingo defender os corruptos Aécio, Serra, FHC, Alckmim e companhia.

    Cadê aquela sua faixa dizendo que era um dos milhões de Cunha.

    Xupa que é de uva.

  3. Tom,

    Com todas a restrições impostas a CUBA pelos Estados Unidos e outros, FIDEL fez CUBA deu Saúde, Educação, Esporte e Cultura para seu povo, que continua vivo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *