Tempo de leitura: 2 minutos
Igor conquistou vaga durante competição em Fortaleza (Foto Divulgação).
Igor conquistou vaga durante competição em Fortaleza (Foto Divulgação).

O triatleta ilheense Igor Costa Santos tornou-se o primeiro triatleta sul-baiano e o quarto do seu estado a conquistar uma vaga para o Campeonato Mundial de Ironman. Ele disputará a competição no próximo ano, em Kona, Havaí, Estados Unidos, após os resultados obtidos no último final de semana em Fortaleza (CE), quando encarou 3,8 quilômetros de natação, 180,2 quilômetros de ciclismo e outros 42,195 de corrida.

Segundo o triatleta, a prova de Fortaleza, onde conseguiu a classificação, é uma das mais difíceis do mundo, por causa do “mar agitado, ventos fortes além do sol escaldante”. Todo o percurso da competição em solo cearense foi concluído em 9h48min46s.

Igor se diz bastante emocionado com o resultado, principalmente por ter enfrentado um drama um mês antes da competição, ao concluir um treino de transição de 140km x 6,5km de corrida. Foi quando sentiu uma dor na região do glúteo esquerdo. Ao chegar em casa, disse o triatleta, sentiu os movimentos limitados e a dor havia aumentado. “Os treinamentos foram interrompidos e a incerteza sobre a impossibilidade de disputar o Ironman Fortaleza durou 30 dias”.

O atleta pôde voltar a treinar somente uma semana antes da competição. Porém, foram dois treinamentos curtos, porque ainda sentia incômodo. Disse ter se arriscado a manter repouso até o dia 20 passado, quando nadou os 3.800 metros no agitado mar da capital cearense e pedalou os 180,2km suportando os fortes ventos e rajadas laterais, na sequência, desceu para correr a maratona no sol escaldante que brilhava na orla de Fortaleza. “Deu tudo certo, apesar de ter pago o preço de 30 dias de interrupção dos treinos, o tempo de 3h27min na maratona foi comemorado”.

Com a vaga garantida, 2017 será um ano dedicado ao Mundial em Kona. “O merecido descanso de final de ano será bem aproveitado ao lado da linda família”, diz o atleta. Igor terá tempo para pensar no projeto 2017 e captar patrocinadores que permitam êxito no grande desafio na Magic Island Kailua-Kona, Hawai, em 14 de outubro de 2017.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *