Tempo de leitura: 2 minutos
Produtores participam de atividades de extensão no extremo-sul.
Produtores participam de atividades de extensão no extremo-sul.

O Instituto Biofábrica de Cacau (IBC) promoveu atividade de extensão rural, no extremo-sul da Bahia, com visitas de trabalho durante uma semana nas zonas rurais de Itamaraju, Prado, Itabela e Eunápolis. Em Itamaraju, a extensão foi concluída com um evento para produtores rurais da região.

Voltado para a produção de cacau, o evento apresentou os diferenciais agronômicos das mudas produzidas pela Biofábrica, além de sanar dúvidas sobre as plantas e outras questões pertinentes à relação com o produtor rural. Ainda foi apresentada a nova linha de ação do instituto, que hoje conta com uma melhorista vegetal e geneticista do cacau.

Para os produtores, o encontro supriu uma demanda existente na região. “A palestra ajudou muito para conhecermos novas tecnologias, mudas que vão facilitar a produção isenta de muitos problemas e vai trazer uma melhora para a região”, avaliou José Nilton, produtor de cacau de Teixeira de Freitas.

“A Biofábrica tem uma importância muito grande com as pesquisas, trazendo inovações para os agricultores. A gente precisa conhecer para produzir bem, com qualidade“, disse Luciana, produtora de cacau em Itamaraju.

Em Prado, a equipe visitou as aldeias indígenas Águas Belas e Corumbauzinho, onde fará experimentos com mudas de mandioca. Em Itabela e Eunápolis, as visitas foram feitas a duas grandes fazendas cujas plantas são oriundas do IBC. Com o intuito de promover uma pesquisa sobre vassoura de bruxa, a equipe realizou a coleta de amostras de plantas atingidas pela doença na região.

“As experiências no extremo sul foram excelentes, pois serviram para as representações agrícolas adquirirem nova visão sobre tecnologia e a Biofábrica pôde explanar suas propostas para a região”, destacou o extensionista do Instituto Biofábrica de Cacau, Tarcísio Matos.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *