Tempo de leitura: 3 minutos
João Rosário, Flávia e Nicole durante Mundial de Kettlebell (Foto Divulgação).
João Rosário, Flávia e Nicole durante Mundial de Kettlebell (Foto Divulgação).

Sete atletas de dois times de Salvador – L3 Fun Training e Movimento Funcional Studio, representando a Bahia, conquistaram 10 medalhas de ouro no World Kettlebell Grand Prix Series Brasil. O evento, realizado na última sexta-feira (9), em Curitiba, é a primeira competição em nível internacional da Associação Mundial de Clubes de Kettlebell Sport (WAKSC).

Dentre os vencedores, seis medalhas de ouro ficaram para quatro atletas (2 de Santa Catarina, 1 da Bahia e 1 de São Paulo) treinadas pelo baiano João Rosário, um dos organizadores do evento e fundador da Brutal Strenght and Conditioning, empresa que tem a representação oficial da World Kettlebell Grand Prix Series para realizar campeonatos reconhecidos pela WAKSC no Brasil. No encerramento da competição, ele informou que em 2017 a etapa do mundial será realizado em Salvador, no dia 8 de setembro.

Em 2015, a Bahia sediou o primeiro campeonato de Kettlebell e, nesse último ano, os atletas de algumas equipes da capital baiana vêm treinando forte e aprimorando a técnica dos atletas que já possuem medalhas e bons resultados no esporte. Um dos grandes destaques da competição foi Fátima Regina, 56 anos, da equipe da L3, de Salvador, e suas duas filhas, Gabriela e Lara Guimarães.

Fátima começou a treinar para emagrecimento, virou atleta de Kettlebell Sport e apresentou o esporte para as filhas. Juntas, elas conquistaram 6 medalhas, 2 para cada uma, pois disputara duas provas cada. A performance de Fátima nas provas chamou a atenção de todos presentes. Ela que disputou o Snatch com kettlebell de 8 kg, em 5 minutos, marcando  96 repetições e, no Long Cycle com 2 kettlebells de 8 kg, fazendo em 5 minutos 57 repetições.

Recordes

O Kettlebell Sport utiliza uma técnica de levantamento de peso que exige força e habilidade com o kettlebell, uma bola de ferro com alça que pode pesar 24 quilos na categoria feminina e 32 kg masculina em campeonatos profissionais. Nos últimos dois anos o esporte cresceu no Brasil e desde 2014, quando os primeiros campeonatos foram organizados, o nível técnico e a performance dos atletas aumentaram.

Um exemplo disso foram os recordes alcançados nessa 1º edição do WKGPSBRASIL. Atletas internacionais importantes competiram no GP como o hexacampeão mundial de Kettlebell Sport, o russo Denis Vasilev e o chileno Rodrigo Cañas, da equipe Pesa Russa, a mais importante do país e que sedia também uma etapa do GP, foram homenageados com troféus de reconhecimento pela contribuição ao esporte. Promessas do Kettlebell Sport como o Yuri Menezes, de 9 anos, levantaram o público. Ele competiu no long cycle com 1 kettlebell de 8 kg, marcando 87 repetições. Detalhe, os pais também competiram e os três juntos conquistaram 3 medalhas de ouro e 1 de prata para Florianópolis, Santa Catarina.

O atleta Sandi Martin, do Rio Grande do Sul, fez 74 repetições na prova Long Cycle, com 2 kettlebells de 28kg, atingindo a marca para ser um candidato a master of sports (CMS), título dado a atletas que atingem marcas expressivas em sua categoria.  Assim como os paulistas Leonel Ribas, que executou 173 repetições com 28 kg no snatch e Lindolfo Neto, com a marca de 73 repetições na prova jerk com 2 kettlebells de  28 kg.

Participaram do campeonato 47 atletas de 8 estados brasileiros, além do Chile e Rússia (PR, SC, SP, BA, RS, RJ, PE, DF, CHI, RUS).  O estado do Paraná, que sediou a competição, contou com 12 atletas, e a Bahia com sete, deram uma demostração de que os adeptos do esporte estão levando a sério e dispostos a investir e promover a prática no estado. O campeonato foi uma realização das empresas Brutal Strength and Conditioning, Cross Fit SM30 e teve o patrocínio da Burpes Comfort Fitness.

2 respostas

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *