Tempo de leitura: 2 minutos
João, terceiro da esquerda para a direita, com a equipe de "Quase ontem".
João, terceiro da esquerda para a direita, com a equipe de “Quase ontem”.

O itabunense João Vitor Niella foi o vencedor do 7º Festival Celucine de Micrometragens com o curta Quase ontem. A premiação ocorreu na noite desta quinta (15), no Rio de Janeiro (RJ). A obra dirigida por João Niella concorreu com produções de todo o país.

Patrocinado pela Certisign e RioFilme e promovido pela Associação Revista do Cinema Brasileiro, o festival premia obras nas categorias ficção, documentário e animação. João explica que o curta Quase ontem venceu numa categoria especial, retratando 1996.

– Resolvemos contar a história de uma pessoa em situação de rua que, ao passar por sua antiga casa, rememora o tempo em que ali morava e foi agredido pelo seu pai por ser homossexual. Falamos de uma realidade que não está apenas no passado, a invisibilidade social, a agressão à mulher e ao homossexual, a desumanidade dos mais próximos – disse João ao PIMENTA.

A equipe da produtora Cariobá (fusão de carioca e baiano, explica) retratou no curta uma família de 1996. “Quase ontem fala de um passado muito presente e próximo de todos nós e que, em alguns momentos, fingimos ou preferimos não ver. Todos os pesadelos desse personagem são rememorados. Tudo aquilo para ele é um eterno quase ontem”, diz o diretor e roteirista já explicando como surgiu o título da obra.

João diz que a vitória no festival nacional é coletiva. “É da equipe de gente do bem e com muita garra para fazer o melhor e que aceitou embarcar nessa história emocionante”, diz o filho dos também itabunenses Solon Cerqueira e Ana Niella.

Quase ontem tem produção de Luciana Vilela (carioca que dá parte do nome à Produtora Cariobá) e João Niela. Evandro Tavares responde pela direção de fotografia, câmera e edição, enquanto Victor Silva trabalhou como assistente de fotografia. Luciana, além de contracenar e produzir Quase…, também é responsável pela direção de arte e maquiagem. João Niella assina roteiro e direção. O elenco do curta tem Aldebaran Oliveira, Alessandra Cardoso, João Niella e Thayane Abreu.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *