Tempo de leitura: < 1 minuto
Santa Casa mantém três hospitais, dentre eles o Calixto Midlej Filho (Foto Pimenta).
Santa Casa mantém três hospitais, dentre eles o Calixto Midlej Filho (Foto Pimenta).

Os funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna anunciaram greve, caso o décimo terceiro salário não seja pago até a próxima sexta (23). Na última sexta (16), houve assembleia para deliberar sobre a greve.

A Santa Casa é mantenedora pelos hospitais Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes e São Lucas e possui cerca de 1,8 mil funcionários. De acordo com o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna (Sintesi), Raimundo Santana, os funcionários decidiram “não aceitar mais atrasos e deflagaram a greve”.

A folha de pagamento da Santa Casa ultrapassa os R$ 3 milhões. Houve atraso no repasse de recursos do SUS por parte do Fundo Nacional de Saúde para o fundo municipal. Por isso, segundo a instituição informou ao sindicato, o empréstimo obtido para quitar o 13º salário foi usado no pagamento de novembro.

“A direção [da Santa Casa] sabe que os funcionários programam o décimo [terceiro] para o pagamento de contas e as festas de final de ano. Portanto, deveriam pensar [no pagamento do] décimo já no início de cada ano”, afirma Raimundo Santana.

O pagamento do benefício natalino deverá ocorrer, conforme compromisso da Santa Casa, assim que houver o repasse por parte do SUS.

2 respostas

  1. Esta notícia se repete todo final de ano, parece até Simone cantando: Então é Natal! Ou seja, não seria mais prático como todas empresas sérias fazem, pagam a primeira parcela no aniversário do funcionário e o resto agora em dezembro.

  2. O pagamento do décimo por lei, deve ser realizado até o dia 20/12 sendo assim caso o pagamento não seja realizado até a data máxima prevista é de acordo a vontade dos funcionários que compareceram à assembléia realizada dia 16/12 a greve aconteceria dia 21/12. Por que Raimundo, o sindicato alongou essa data para dia 23, foi por acaso em acordo com a própria santa casa ?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *