Tempo de leitura: < 1 minuto
Ponte ligará o centro e a zona sul de Ilhéus (Foto José Nazal).
Ponte ligará o centro e a zona sul de Ilhéus (Foto José Nazal).

O Ministério Público Estadual (MP-BA) recomendou a adoção de tecnologia para minimizar impactos da obra de construção da Ponte Centro-Zona Sul à fauna da Baía do Pontal, em Ilhéus. A recomendação foi expedida pelo promotor público Paulo Eduardo Sampaio ao superintendente de Infraestrutura de Transportes da Bahia, Saulo Pontes.

Segundo a promotoria, a construção produzirá sons por causa da “cravação das estacas da obra perante a fauna local, em especial a grupos de golfinhos permanentes na baía”. A tecnologia recomendada vai de sistema de martelo vibratório acoplado a guindaste a mesa rotativa. Ou, ainda, colocação de pino em rocha e perfuratriz de circulação reversa.

O promotor de Justiça Paulo Eduardo Sampaio registra, na recomendação, que deve ser aplicada a tecnologia do ‘sistema de cortina de microbolhas’ no sítio da perfuração para colocação das estacas, além de cumpridas as condições de licenciamento ambiental que reduzam os impactos à biota local “no tocante às energias sonoras dispersadas no meio aquático”.

3 respostas

  1. Espero que tenham verificado o impacto na corrente marítima, para não acontecer o desastre causado peli porto nos bairros São Miguel e São Domungos.

  2. Essa de grupo de “golfinhos permanentes” é uma novidade. O promotor deveria estudar mais um pouco a respeito dos efeitos da propagação dos sons na água, com certeza a sua recomendação seria outra.

    Com a quantidade de barcos que navegam diariamente na Baía do Pontal,se realmente é para proteger “a permanência dos golfinhos”, o MP deveria proibir a navegação.

    Assim como foi durante as discussões e desenrolar do projeto do Porto Sul, a vocação do nosso Ministério Público é mais atrapalhar do que ajudar a cidade.

  3. Uma pinguela e faz-se uma maior celeuma,pobre Bahia e Brasil,todavia o que tudo se faz,só com propina,os bandidos do PT incutiu o processo da aculturação e a mesma é caracterizada com sofisticação e certeza da impunidade que transformou o país num anto de corruptos.

    Hoje no último Bom dia Brasil do ano,segundo Chico Pinheiro,”é vida que seque” e
    o mesmo pediu que seus colegas falassem de uma só vez,”última sexta-feira do ano”e desejou um feliz 2O17.

    Voltando sobre a pinguela da cidade mais linda do Brasil,isso é,se fosse cuidada
    estaria entre as dez melhores cidades do mundo pra se viver,es tu,bela Ilhéus!
    Entretanto,na China é inaugurada a ponte mais alta do mundo,há quasse 6OO metros
    de altura.

    O custo da obra alguns milhões de de reais em moeda brasileira,porem,não teve propina,segundo Chico Pinheiro,contudo,o que a facção e corja de ladrões do PT
    aculturizou-se a ser uma gente larápia,um bando de ladrões o povo brasileiro.

    Isso é real,segundo a pesquisa da Folha de São Paulo,o maior ladrão de todos os tempos do Brasil em primeiro lugar na pesquisa pra ser presidente do Brasil,é ele, Lula Lalau.

    Se Lula Lalau é um gângster,chefe de quadrilha de limpar os cofres do Brasil,uma
    vez que,a população brasileira não tem nenhuma legitimidade de reclamar com os
    ladrões que roubam caixa eletrônico,assalta as pessoas ao saírem do Banco,esses que assalta os celulares e mochila dos estudantes,em fim,qualquer ladralzinho.

    Voltando a pinguela da linda e doce Ilhéus,em termos de comparação da ponte inaugurada na China,essa aí,es tu uma pinguela de São Jorge dos Ilhéus,mas uma pergunta,quanto de propina o PT da Bahia,tá recebendo?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *