Tempo de leitura: < 1 minuto
Obra da barragem atinge 56% do projetado (Foto Sihs).
Obra da barragem atinge 56% do projetado (Foto Sihs).

As obras da Barragem do Rio Colônia, em Itapé, já estão 56,78% concluídas, segundo o secretário estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), Cássio Peixoto. A obra, segundo ele, deverá ser concluída no segundo semestre deste ano a um custo de R$ 104.498.283,00, envolvendo as desapropriações e o desvio da BA-120, que liga Itapé a Itaju do Colônia.

A barragem garantirá o abastecimento de água para Itabuna e Itapé, além de controlar a vazão do Rio Cachoeira, que banha as duas cidades. A obra é considerada uma das prioridades do governo baiano no sul da Bahia. De acordo com Peixoto, já foram concluídos o desvio provisório da rodovia estadual, a ensecadeira montante e a galeira para desvio do rio, além de tratamento e regularização da fundação da barragem em nove blocos.

A barragem terá 124 metros de cumprimento e 24,4 metros de altura, conforme projeto. Poderá reservar um totla de 62 milhões de metros cúbicos de água. A obra já passou por duas vistorias do governador Rui Costa, ainda em 2016. À época, ele criticou o presidente Michel Temer por não liberar os recursos federais para a barragem.

0 resposta

  1. Após a obra pronta,ou seja um talude artificial,não é de bom alvitre soltar fogos,ou mesmo agradecer ao governante,seja,municipal,estadual ou da união,os recursos investidos foram dos impostos que nós pagamos.

    Portanto,os governantes foram postos pra governar por cada um de nós,embora os mesmos não tiveram unanimidade pelo qual foi escolhido ou eleito gestor,porém,os
    mesmos representam todos.

    Todavia,o governante é um empregado de cada um de nós,trabalhar em benefício de todos é mais de que uma obrigação,é o dever não só constitucional, mas moral,tal
    conduta é característica de um povo civilizado.

    Espero que assim, nenhum se quer filho de Deus,venha elogiar fulano, beltrano ou sicrano e falar bobagens.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *