Anorina: evasão preocupa (Foto Simpi).

Anorina: evasão preocupa (Foto Simpi).

Anorina Smith Lima, nova secretária de Educação de Itabuna, se disse preocupada com o quadro de evasão diagnosticado nestes primeiros dias de trabalho. Segundo ela, a rede municipal perdeu 1,6 mil alunos em 2015, quase 10% dos 18 mil matriculados naquele período. Ainda não existem dados de 2016, porque o ano letivo terminará em 9 de fevereiro.

Com a perda, Anorina já estima impacto negativo no repasse de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). “Diante desta constatação, temos que, urgentemente, promover meios para, no mínimo, duplicarmos o quantitativo de estudantes [na rede]”, afirmou Anorina por meio de sua assessoria.

Numa entrevista coletiva, na semana passada, Fernando Gomes disse ter estranhado o quadro de menos de 20 mil alunos na rede municipal. Lembrou que, na sua última gestão (2005-2008), havia cerca de 26 mil matriculados nas escolas da rede.

Segundo a secretária de Educação, há demanda reprimida por vagas nos segmentos de creche, pré-escola e no Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). O governo quer construir, pelo menos, oito creches, segundo anúncio do prefeito três dias antes da posse.