Tempo de leitura: 2 minutos

marco wense1Marco Wense

 

Se o alcaide soteropolitano não disputar a sucessão de Rui Costa, a candidatura do senador passa a ser uma exigência da cúpula nacional do PSD. ACM Neto apoiaria Otto em uma coligação envolvendo o DEM, PSDB, PMDB, PPS e alguns partidos de menor expressão.

 

 

O governador Rui Costa vem fazendo de tudo para tirar da cabeça do senador Otto Alencar qualquer pensamento em relação à sucessão de 2018.

Rui sabe que Otto mantém acesa a possibilidade de disputar o governo do Estado, principalmente depois do bom desempenho do PSD nas eleições municipais, conquistando 82 prefeituras. O PT foi quem mais perdeu, saiu de 93 para 39, uma redução de quase 60%.

“A gente vai decidir isso lá em março de 2018”, diz o presidente do PSD da Bahia quando questionado sobre sua possível candidatura. Finaliza dizendo que “a pretensão é continuar na aliança com o governador Rui Costa e com os aliados”.

O PSD passa a ser prioridade na mudança que o chefe do Executivo pretende fazer no alto escalão. O afilhado político de Otto, José Muniz Rebouças, deve assumir a secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). O comando da Conder pode também ir para o Partido Social Democrático.

A nomeação para cargos sempre foi o melhor caminho para evitar a rebeldia dos parceiros do poder. A sabedoria popular costuma dizer que nada melhor do que uma “boquinha” para colocar cada um no seu devido lugar.

Vale ressaltar que a conjuntura política e a situação econômica, em ano eminentemente politico-eleitoral, podem fortalecer ou enfraquecer algumas candidaturas. Outro aspecto, considerado como explosivo, é o desenrolar da Operação Lava Jato. Os petistas, por exemplo, torcem para que ACM Neto apareça na delação da Odebrecht.

Outro detalhe, por enquanto restrito aos bastidores, longe dos holofotes e do povão de Deus, é que os governistas, pelo menos os mais lúcidos, sonham com ACM Neto candidato em 2018.

Se o alcaide soteropolitano não disputar a sucessão de Rui Costa, a candidatura do senador passa a ser uma exigência da cúpula nacional do PSD. ACM Neto apoiaria Otto em uma coligação envolvendo o DEM, PSDB, PMDB, PPS e alguns partidos de menor expressão.

ACM Neto só sairá candidato se enxergar alguma chance de ser eleito. Não vai arriscar deixar o Centro Administrativo de Salvador para ir atrás de uma aventura que lhe pode causar desgastes.

Rui Costa, candidatíssimo a um segundo mandato, está bem avaliado na capital. ACM Neto é prefeito só de Salvador, enquanto o petista é uma espécie de, digamos, “prefeito” de todas as cidades da Bahia.

Tem também o fator Lula. Se não barrarem a elegibilidade do ex-presidente, aí complica, o caldo engrossa. Sua popularidade volta à tona e, com ela, o poder da transferência do voto, principalmente no Nordeste e, mais especificamente, na Bahia.

Portanto, é bom torcer para que ACM Neto saia candidato a governador na eleição de 2018, sob pena de Otto Alencar disputar o comando do cobiçado Palácio de Ondina como o candidato da oposição ao petismo.

Não tenho a menor dúvida de que Otto Alencar é mais adversário para Rui Costa do que o democrata (ou demista) ACM Neto.

Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

0 resposta

  1. Dr. Otto Alencar,sempre foi e sempre será,um ser fraco,incapaz de ser um ser autossuficiente ou seja,dono do próprio nariz. Nem quero relembrar uma vez quando o mesmo era “lambisbotas,capacho,subservientes de ACM” o PT e os comunistas dessa maneira tratava-se, o Dr.Otto e de quebra o Dr.Cesar Borges.

    A princípio vejam a trajetória política do Dr.Otto, pra poder fazer uma sinopse a respeito do mesmo,veja como foi seu comportamento no senado,a respeito da maior ladrona do Brasil,Dilma Ladra cínica.

    Veja quem fez do Dr.Otto Alencar senador,? Então o time de Lula,e quem era o Dr.
    Otto Alencar? Sua trajetória política de um ser desprezível,incapaz de ser dono
    do próprio nariz,era assim que o PT e os comunistas retratava,então capacho de ACM.

    Portanto,as ideias e pensamentos do anunciado é extremamente fora de órbita,uma vez que,Lídice da Mata,embora foi tachada pelos comunistas e petistas,que a mesma não era nada sem os mesmos,foi eleita senadora por causa do PT e os comunistas.

    E Lídice saiu candidata a governadora,embora é direito de todos,pelo menos,ela mostrou altivez,autonomia e caráter. O que é totalmente contrário o ser,senador,
    Dr.Otto Alencar,uma vez que,segundo o anunciado,”Rui Costa,quer demover a ideia
    do Dr. Otto não sair candidato a governador.”

    No demais,quem foi Rui Costa,o que ele fazia na CUT,enfim,se faz necessário não
    somente conhecer o que as pessoas falam ou escreve,mas ajuda entender o mesmo,ou
    seja a vida pregressa,pela qual se insere Dr.Otto Alencar.

    Entretanto,se levasse em consideração a vida pregressa do do Otto Alencar,o que
    trata-se do anunciado,a sinopse não seria extremamente fora de órbita,é bom expressar,porém, se faz necessário conhecimento de causa.

  2. Otto Alencar apaixonado pelo Poder não vai se arricar numa eleição par o governo do Estado. Vai apoiar ACM Neto. Quem viver verá!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *