Tempo de leitura: 2 minutos
Santa Casa de Itabuna completa cem anos (Foto Pimenta).
Santa Casa de Itabuna completa cem anos (Foto Pimenta).

Uma exposição fotográfica abriu as comemorações pelos 100 anos da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. A Mostra, no Shopping Jequitibá, que tem curadoria do jornalista e membro da Irmandade, Ramiro Aquino, reúne 40 imagens e um pouco da história e atual fase da instituição.

Nesta quarta (25), às 16 horas, no Hospital Calixto Midlej Filho, será inaugurada a Capela Nossa Senhora das Dores, com missa celebrada pelo bispo Dom Ceslau Stanula, seguida da reinstalação da galeria em homenagem aos ex-diretores do Hospital.Na quinta-fera (26) Celebração no Hospital São Lucas, às 16 horas, e a Confraternização dos Funcionários, às 19h30min, na AABB, com o Protempo – Homenagens a 30 funcionários com mais de 30 anos de casa e em atuação, além de 20 outros ex-funcionários certificados na Homenagem A História dentro da História.

Na sexta-feira (27), também às 16 horas, no Hospital Manoel Novaes, haverá a inauguração das obras de Requalificação do Centro Cirúrgico, seguida da entrega da Brinquedoteca e Solarium Irmã Creuza Wanderley pelas Irmãs Auxiliadoras, que aproveitarão a data para inaugurar a sede oficial do grupo. Ainda neste dia, será inaugurada a Galeria dos Ex-Diretores do Hospital Manoel Novaes.

HOMENAGENS E RECONHECIMENTO

A programação será encerrada no sábado, às 20 horas, na AABB, onde haverá a solenidade de outorga da Comenda Monsenhor Moysés Gonçalves do Couto, horaria que, desde 2010, homenageia personalidades que contribuem para a consolidação da instituição. Para marcar a data, a provedoria decidiu pela criação da Medalha Calixto Midlej Filho, que, diferente da Comenda, homenageia segmentos com notória atuação em favor da Santa Casa.

“Mais que uma homenagem, estaremos reconhecendo publicamente a essencialidade do servir a três grupos: ex-diretores do Hospital Calixto Midlej Filho, ex-diretores do Hospital Manoel Novaes e ex-provedores da Santa Casa de Itabuna. Estas medalhas serão entregues simbolicamente, visto que, logo após a solenidade, ficarão expostas nas galerias que homenageiam estes grupos”, explicou o Provedor Eric Júnior.

A noite será encerrada com o lançamento do novo livro do médico João Otávio Macedo, Centenário Santa Casa de Misericórdia de Itabuna – Um século de bons serviços, editado pela A5Editora.

0 resposta

  1. Grandes homens de tabocas,é uma lástimas que hoje Itabuna é carentes destes bem feitores,que deram do próprio bolso a melhoria e qualidade de vida aos nativos de Taboca,o quantos nos nossos dias,são os saqueadores do bem público,só fazem saquear e enriquecer,que diferença do ontem e do hoje.

    Na noite 4 de julho de 1916,na residência de Monsenhor Moisés Gonçalves do Couto
    reuniram-se trinta e um representantes de todas camadas sociais importante da cidade,com finalidade de fundar uma Santa Casa de Misericórdia para atender aos pobres carentes de assistência médica,dai deu-se os primeiros passos até os dias de hoje. P.157.

    Ai se Itabuna pudesse retroceder no tempo e espaço de homens de valor da altura de caráter e retidão dos nossos antepassados,a exemplo destes; que em 1916 demarcaram o local para para edificar A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna e hoje o atual Hospital Santa Cruz.

    Os benfeitores e imortais: os Drs. Celso Fontes,Nilo de Santana,Alberto Galvão, Armando Freire,Rufo Galvão,Benjamin Andrade,os dois garotinhos,Orlando,Alberto Galvão. Os demais benfeitores,Mariano Ribeiro,Francisco Torres,Antônio Tourinho,
    Cherubim Oliveira,Otávio Mendonça,Ramiro Nunes,Osório Araujo e Pe. Anísio Vivas.

    Primeira mesa da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna,em 1917.
    Cherubim Oliveira,José Avelino Cardoso,Ramiro Nunes de Aquino,José Fontes Torres
    e Adolfo Maron,Otávio Mendonça,Antônio Moura Teixeira,Antônio Hagge,Jerônimo Al-
    meida,Mariano Ribeiro,Osório Araujo,Monsenhor Moisés Couto,Drs. Armando Freire e
    Amâncio Oliveira. P.58.

    A Santa Casa de Misericórdia foi fundada no dia 28 de Janeiro de 1917,vindo a funcionar em 7 de Setembro de 1922. P.84.

    Cadê as iniciativas dos homens benfeitores de Itabuna? Nem o Aeroporto se quer
    são capazes de reabrir? Casa irmandade nem pensar,até os hospitais são fechados.
    que saudade dos tempos de Taboca.

    Pelo centenário de vida e grande inspiração de sua fundação por valorosos benfeitores que construindo a história da Santa Casa de Misericórdia ao Hospital Santa Cruz,deixou um legado que imortalizou em cada grão de areia e cimento que representa a imortalidade de cada alma generosa eternizadas nas memórias de cada um itabunense. Aos argamassas e até os “benfeitores” nos dias de hoje do Hospital Santa Cruz,Parabéns dos taboquenses.

    Fonte: Itabuna Minha Terra. Silveira.K.Adelino.
    Documentário Histórico de Itabuna.José Dantas de Andrade.
    O Jequitibá da Taboca. Oscar Ribeiro Gonçalves.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *