Tempo de leitura: 2 minutos
Dom Ceslau e Edmar Margotto entregam homenagem a Ettinger (ao centro).
Dom Ceslau e Edmar Margotto entregam homenagem a Ettinger (ao centro).

A cerimônia dos 100 anos da Santa Casa de Misercórdia de Itabuna – centenário completado no último sábado (28) – foi marcada por muita emoção e reconhecimento. Autoridades, médicos, gestores, Irmandade, patrocinadores e convidados participaram do evento, na AABB.

A festa de encerramento dos festejos do centenário foi aberta pelo presidente da Irmandade e bispo diocesano, Dom Ceslau Stanula, com a bênção especial do Centenário, seguido da médica Fátima Trajano, com interpretação do Hino Nacional e do Hino do Centenário da Santa Casa.

A noite teve, ainda, a entrega da Outorga da Comenda Monsenhor Moysés Gonçalves do Couto e da Medalha Calixto Midlej Filho. A Comenda, honraria concedida a personalidades que contribuem para o desenvolvimento da instituição, este ano foi entregue à médica e Irmã Auxiliadora, Dra. Mércia Margotto, ao prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, e ao deputado Antônio Britto.

A Medalha Calixto Midlej Filho foi criada na gestão do provedor, o médico Eric Ettinger Júnior, para homenagear segmentos com significativa atuação em prol da Santa Casa de Itabuna.

Receberam a Medalha os ex-diretores do Hospital Calixto Midlej Filho, representado na solenidade pelo médico Isaac Ribeiro; os ex-diretores do Hospital Manoel Novaes, representados pelo médico Jaime César Nascimento; e os ex-provedores da Santa Casa, representado pelo ex-provedor Eric Ettinger de Menezes.

Todas as Medalhas ficarão expostas em Galerias já existentes na instituição. Ainda foram entregues cinco homenagens especiais: uma ao jornalista Ramiro Aquino, citado como a voz da Santa Casa, e outras quatro aos médicos Manoel dos Passos Galvão Filho, Edmon Lucas, Alberto Peregrino e José Abelardo Menezes.

A noite do Centenário contou ainda com o momento de autógrafos do médico e historiador da Santa Casa de Itabuna, João Otávio de Macedo, autor do livro Centenário Santa Casa de Misericórdia de Itabuna – um século de bons serviços.

Ainda durante a cerimônia foi exibido um vídeo institucional com a apresentação dos setores e serviços dos três hospitais que integram a Santa Casa, maior complexo de saúde do Norte e Nordeste do país. Também foi exibido um vídeo do Grupo Depende de Nós, com mensagens de artistas e personalidades incentivando o apoio da sociedade à instituição. A noite foi encerrada com show da Banda Lordão.

DIA DE COMEMORAÇÕES

Ainda como parte da programação de sábado, o Bispo Dom Ceslau celebrou na Catedral de São José, uma Missa em Ação de Graças, seguida de Homenagens a representantes da Igreja Católica, Irmandade, Médicos, Funcionários, Sociedade Grapiúna, Residentes e Estudantes. Já no Hospital Calixto Midlej Filho, foi descerrada a Placa do Centenário e a Placa em Agradecimento às Empresas e Amigos do Centenário.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *