Tempo de leitura: 2 minutos

Daniel PiottoDaniel Piotto | piotto@hotmail.com

 

Com a abertura dos cursos de engenharia e a consolidação do BI em Ciências, outras ações em andamento ganharão força, como a implantação do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia, que servirá de incubadora para projetos e empreendimentos dos futuros engenheiros formados pela UFSB.

Graças à parceria com a CEPLAC, através do compartilhamento de laboratórios, cooperação tecnológica e ações conjuntas nas áreas de pesquisa e extensão para instalação dos Centros de Formação em Tecnociências e em Ciências e Tecnologias Agroflorestais, a UFSB está implantando cursos de engenharia com foco em sustentabilidade, empreendedorismo e inovação .

Os novos cursos de engenharia da UFSB têm uma proposta bastante inovadora. Após concluir o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências, os estudantes prosseguem numa estrutura curricular composta por Módulos Temáticos, Projetos Integradores e Espaços de Convivência Pedagógica.

Equipes docentes formadas por engenheiros e cientistas das diversas áreas da UFSB e da CEPLAC aplicarão uma “Pedagogia Baseada em Projetos Socialmente Referenciados”, inspirada nas ideias de Anísio Teixeira, Paulo Freire e Milton Santos. Até o fim deste ano, haverá processos de seleção dos estudantes que formarão as primeiras turmas de engenharia da UFSB.

Serão ofertadas inicialmente 200 vagas para uma entrada comum em Engenharia da Sustentabilidade com formação sequencial em Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Engenharia Sanitária e Engenharia Urbana, com outras opções em projeto.

A integração social dos cursos será priorizada sob dois pontos de vista: da Universidade para a Sociedade, com a participação dos estudantes na solução de problemas concretos da realidade onde estão inseridos, com ênfase na sustentabilidade social e ambiental tendo a CEPLAC como foco prioritário; e da Sociedade para a Universidade, com a valorização da participação efetiva dos segmentos sociais e empresariais no desenvolvimento das soluções, mediante um Conselho Consultivo, onde a CEPLAC será a principal protagonista.

De imediato, a UFSB iniciará obras de reforma e adequação dos espaços cedidos pela CEPLAC. Com a abertura dos cursos de engenharia e a consolidação do BI em Ciências, outras ações em andamento, no âmbito da parceria UFSB e CEPLAC, ganharão força, como, por exemplo, a implantação do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia, que servirá de incubadora para projetos e empreendimentos dos futuros engenheiros formados pela UFSB.

Daniel Piotto é PhD em Florestas e Estudos Ambientais (Yale University) e decano do Centro de Formação em Ciências e Tecnologias Agroflorestais da UFSB.

0 resposta

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *