WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


alba



policlinica





fevereiro 2017
D S T Q Q S S
« jan   mar »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728  

editorias





itao




A CEPLAC, A UFSB E AS ENGENHARIAS DA SUSTENTABILIDADE

Daniel PiottoDaniel Piotto | [email protected]

 

Com a abertura dos cursos de engenharia e a consolidação do BI em Ciências, outras ações em andamento ganharão força, como a implantação do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia, que servirá de incubadora para projetos e empreendimentos dos futuros engenheiros formados pela UFSB.

Graças à parceria com a CEPLAC, através do compartilhamento de laboratórios, cooperação tecnológica e ações conjuntas nas áreas de pesquisa e extensão para instalação dos Centros de Formação em Tecnociências e em Ciências e Tecnologias Agroflorestais, a UFSB está implantando cursos de engenharia com foco em sustentabilidade, empreendedorismo e inovação .

Os novos cursos de engenharia da UFSB têm uma proposta bastante inovadora. Após concluir o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências, os estudantes prosseguem numa estrutura curricular composta por Módulos Temáticos, Projetos Integradores e Espaços de Convivência Pedagógica.

Equipes docentes formadas por engenheiros e cientistas das diversas áreas da UFSB e da CEPLAC aplicarão uma “Pedagogia Baseada em Projetos Socialmente Referenciados”, inspirada nas ideias de Anísio Teixeira, Paulo Freire e Milton Santos. Até o fim deste ano, haverá processos de seleção dos estudantes que formarão as primeiras turmas de engenharia da UFSB.

Serão ofertadas inicialmente 200 vagas para uma entrada comum em Engenharia da Sustentabilidade com formação sequencial em Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Engenharia Sanitária e Engenharia Urbana, com outras opções em projeto.

A integração social dos cursos será priorizada sob dois pontos de vista: da Universidade para a Sociedade, com a participação dos estudantes na solução de problemas concretos da realidade onde estão inseridos, com ênfase na sustentabilidade social e ambiental tendo a CEPLAC como foco prioritário; e da Sociedade para a Universidade, com a valorização da participação efetiva dos segmentos sociais e empresariais no desenvolvimento das soluções, mediante um Conselho Consultivo, onde a CEPLAC será a principal protagonista.

De imediato, a UFSB iniciará obras de reforma e adequação dos espaços cedidos pela CEPLAC. Com a abertura dos cursos de engenharia e a consolidação do BI em Ciências, outras ações em andamento, no âmbito da parceria UFSB e CEPLAC, ganharão força, como, por exemplo, a implantação do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia, que servirá de incubadora para projetos e empreendimentos dos futuros engenheiros formados pela UFSB.

Daniel Piotto é PhD em Florestas e Estudos Ambientais (Yale University) e decano do Centro de Formação em Ciências e Tecnologias Agroflorestais da UFSB.

2 respostas para “A CEPLAC, A UFSB E AS ENGENHARIAS DA SUSTENTABILIDADE”

Deixe seu comentário






WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia