Tempo de leitura: 2 minutos
Ettinger Júnior: pagamento depende do município.
Ettinger Júnior: pagamento depende do município.

A greve dos funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna provocou a suspensão de cirurgias eletivas e cardíacas, de acordo com nota emitida pela provedoria da instituição. A paralisação foi iniciada nesta terça (14), afetando, também, os atendimentos de emergência, já que cerca de 30% dos 1,8 mil funcionários estão trabalhando.

A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna e Região (Sintesi) diz que a reação dos funcionários é contra o constante atraso de salário. Hoje, reivindicam o pagamento relativo a janeiro.

O provedor Eric Ettinger Júnior sinaliza com pagamento “para os próximos dias”. A quitação de salário, reforça, ocorrerá “imediatamente após o Fundo Municipal de Saúde realizar o repasse do recurso à Santa Casa”.

Ettinger Júnior, ainda em nota, ressalta a “postura compreensiva dos funcionários”, mantendo a “ordem nas três Unidades Hospitalares [Manoel Novaes, Calixto Midlej Filho e São Lucas]”. Confira, abaixo, nota de esclarecimento da Santa Casa.

NOTA DE ESCLARECIMENTO 

A Santa Casa de Misericórdia lamenta a realização da greve por parte dos trabalhadores, mas respeita a decisão. Registra que a instituição se encontra com solução de pagamento possível para os próximos dias, o que foi insistentemente anunciado em rodadas de negociação com representação sindical. Como habitual, iniciará o pagamento dos salários de Janeiro/2017 imediatamente após o Fundo Municipal de Saúde realizar o repasse do recurso à Santa Casa. 

Ao mesmo tempo, a Provedoria desta instituição agradece a postura de compreensiva dos funcionários, o que está garantindo a manutenção da ordem nas três Unidades Hospitalares. No entanto, registre-se que, no momento, conflitos decorrentes da Greve geraram a suspensão de cirurgias cardíaca e outras eletivas, bem como dificuldade nas portas de entrada (Emergências) dos três Hospitais, sobretudo no Hospital Manoel Novaes.

Eric Ettinger de Menezes Júnior 

Provedor SCMI

0 resposta

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *