Tempo de leitura: 2 minutos
Greve nos hospitais da Santa Casa entra no quarto dia.
Greve nos hospitais da Santa Casa entra no quarto dia.

A Prefeitura de Itabuna ainda não pagou pelos serviços de saúde prestados ao SUS em dezembro e janeiro e a crise no sistema começa a se agravar, principalmente com a greve dos funcionários dos hospitais da Santa Casa de Misericórdia. Segundo levantamento do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna e Região (Sintesi), a paralisação afeta 70% dos serviços da instituição responsável pelos hospitais Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes e São Lucas.

“Mulheres grávidas já estão procurando atendimento em maternidades fora de Itabuna e cirurgias cardíacas estão sendo canceladas. Só retornaremos ao trabalho com o pagamento do salário”, afirma Raimundo Santana, dirigente do Sintesi.

Os pagamentos pelos serviços prestados em dezembro deveriam ser feitos em janeiro e os do primeiro mês do ano, em fevereiro, observa Raimundo. “São valores relativos à prestação de serviços aos usuários do SUS, nas áreas de nefrologia, CTI, oncologia e cardiologia, entre outras, segundo a Santa Casa”, disse ele.

Os sindicalistas exigem medidas duras da instituição contra o município. Para eles, alguns atendimentos devem parar imediatamente até a quitação da dívida. “Ou a instituição, como tantas outras pelo país, acumulará déficit negativo e ficará inviabilizada”. Raimundo completa: “trata-se de uma bomba que pode explodir nas mãos dos trabalhadores. Isso não permitiremos”, conclui.

Diretor do Sintesi e membro do Conselho Municipal de Saúde, João Evangelista disse ter solicitado reunião de urgência para discutir a questão no plenário do Conselho. Ele disse que o sindicato é parte do controle social. Ainda segundo João, a direção do Sintesi solicitou audiência entre as partes no Ministério Público. Por enquanto, a expectativa é de que o pagamento do salário seja efetuado ainda hoje.

0 resposta

  1. Respeito a situação que o vereador passou mais vale lembrar que tudo isso esta ocorrendo porque simplesmente o secretario de saude ainda não repassou o dinheiro que a santa casa tem direito, é nitida a falta de experiencia que o secretario e sua fiel escudeira Lisias tem, os dois agora ja na hora de repassar o dinheiro resolveram fazer uma auditoria nos prestadores do sus em Itabuna o mais engraçado que estão nomeados desde o dia 01/01/17 e só agora resolveram fazer essa auditoria, não estou aqui dizendo que tem que se pagar sem fazer a auditoria,mais porque não fez antes?? a experiencia dos dois é com municípios pequenos em torno de 18.000 habitantes, ai vem para Itabuna achando que é a mesma coisa!!
    É lamentável, infelizmente vamos vê mais uma vez Itabuna perder o comando único (PLENA) e aviso mais, prestadores pequenos ex: laboratórios e clinicas podem se preparar tão cedo vocês não vão receber pelos serviços.
    Ai deixo uma pergunta, quando a cidade estiver no caos o secretario e a Lise vão ficar para enfrentar a situação? ou vão entrar em seus carros de luxos e voltar para as cidades e repousar nas suas mansões???

  2. O conselho que dou para esse vereador, levante da sua cadeira e vá verificar o que anda acontecendo na secretaria de saúde se não quiser passar por isso de novo, aliás só a ele não mais a todos os outros vereadores inclusive ao aqueles que se elegeram usando o nome da saúde como o Ninho do banco raso.

  3. O legado da peste do PT,hoje dia as pessoas aceitam trabalhar por um prato de feijão,ainda bem! já pensou se cada um fosse em busca do direito das ruas?

    Quantos bilhões o PT jogo fora do Brasil,perdoar dívida de bilhões que dezenas de países deviam ao Brasil,aliás estes,governado por ladrões e ditadores,doou refinaria da Petrobras a Bolívia,maior traficante e produtor de cocaína do mundo Evo Morales.

    Mandou dinheiro pra Cuba,Venezuela,quebrou a Petrobras,saqueou Banco do Brasil e
    outras instituições como Caixa Econômica Federal,Correios,INSS,em fim,sucateou o
    País,tanto dinheiro que podeira garantir milhares de empregos do povo nativo do
    Brasil.

    Lula Lalau se tornou o maior ladrão do Brasil e o maior bilionário do mundo,se
    não bastasse enricou sua família,sindicalistas e o resto dos aliados,o que formou-se,uma covil de saqueadores dos cofres públicos do Brasil.

    Ainda bem,que tantos aceitam trabalhar por pouco dinheiro e outros por um prato de feijão,já pensou que,esta leva fosse buscar o direito das ruas?

    Eis ai o legado da peste do PT no Brasil!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *