Tempo de leitura: < 1 minuto
Jovita explana sobre gastos do governo do ex-prefeito.
Jovita explana sobre gastos do governo do ex-prefeito.

Antônio Carlos Jovita, ex-diretor de Contabilidade da Secretaria da Fazenda de Itabuna, disse que o ex-prefeito Claudevane Leite (PRB) investiu acima do limite constitucional em saúde e em educação em 2016. Numa audiência pública na Comissão de Finanças da Câmara, nesta quarta, Jovita disse que o governo passado aplicou 26,8% na educação e 15,4% na saúde. O mínimo determinado pela Constituição é 25% e 15% em educação e em saúde, respectivamente.

Os gastos com pessoal, segundo Jovita, consumiram 51,87% da Receita Corrente Líquida (RCL), dentro do limite legal, 54%. O ex-diretor reconheceu, contudo, que era preciso ficar “sempre abaixo do limite prudencial de 51,3%”. Em resposta a Ronaldão (PMN), Jovita salientou que Vane “não ficou devendo nenhum centavo de INSS”, apenas dívidas com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGST).

A Júnior Brandão (PT), o ex-diretor esclareceu que o dinheiro da repatriação (R$ 4 milhões) custeou três contratos (coleta do lixo, entre eles), mas que Vane deixou a “conta com saldo”, apesar de não saber dizer valores. Ao analisar o investimento maior que o limite em saúde (R$ 900 mil), Enderson Guinho (PDT) questionou se no ano passado já existia a crise no Hospital de Base alardeada pelo atual prefeito [Fernando Gomes], inclusive com demissões de servidores. Na opinião de Jovita, o foco de Gomes é “pra chegar aos 54% [da RCL], enxugar o quadro”.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *