Tempo de leitura: 2 minutos
Evento de lançamento do parque e inauguração do CIC.
Evento de lançamento do parque e inauguração do CIC.

O Centro de Inovação do Cacau, inaugurado hoje (10) leva o sul da Bahia a assumir protagonismo na cadeia cacau-chocolate no mercado mundial, na opinião da reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Adélia Pinheiro. O centro está sendo inaugurado nesta tarde de sexta, no campus Soane Nazaré de Andrade, na Rodovia Ilhéus-Itabuna. O evento, na Uesc, reúne parceiros e autoridades como o secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Jaques Wagner.

– O Centro já está sendo um importante apoio para a cadeia produtiva do cacau, visando a sua qualificação, o desenvolvimento de produtos, processos, a inovação, de forma geral, na cadeia produtiva cacau e chocolate – disse ela.

A reitora da Uesc acredita que o protagonismo se dá com a possibilidade de inovação em produtos e na qualidade do chocolate e do cacau, “estabelecendo, certamente, formas diferentes de produção de cacau e de ocupação de nichos de produção como cadeia que se diferencia dentro da cadeia macro cacau-chocolate”.

TIRANDO O ATRASO

O reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Naomar Almeida Filho, enfatizou, durante o lançamento do Parque Científico e Tecnológico e da inauguração do CIC que os dois equipamentos “redinamizam a economia” regional, com eixos da sustentabilidade e tecnologia.

Naomar reforçou que o projeto sai do papel por meio de uma sintonia institucional, com Uesc, UFSB, IFBA, IF Baiano e a Ceplac, onde está o Parque Científico e Tecnológico. “[É a]Aplicação da tecnologia para aumento de produtividade. A região está atrasada. Deveríamos ter antecipado há muito tempo que o mundo ia mudar, que o sistema de tecnologia e sustentabilidade se tornaria eixo de desenvolvimento. Mas o tempo histórico é sempre assim. Na hora certa, as coisas acontecem”, disse.

0 resposta

  1. Poderiamos esta bem melhor, no que diz respeito ao CACAU. Bastava os Governos Lula e Dilma, com a ajudinha do Galego, Jaques Wagner, se tivessem se empenhado para tornar uam realidade o PAC DO CACAU. Mas infelizmente, foi mais uma enganação de grosso calibre, uma alternativa de enganação e estelionato eleitoral junto ao povo da região cacaueira. Até hoje os produtores esperam os 2 bilhões anunciados na epoca pelo Barbudo (Lula) quando assinou em Praça publica, ninguem pode dizer que é mentira, a ordem para dar inicio ao que os militantes e o resto do PT anunciaram em versa e prosa. Malandramente, sorrateiramente, descaradamente. Há ainda quem queira a volta desse povo. Quebram o Birasil de tal forma, que ate os programas que inventaram ta dificil de dar prosseguimento e ainda chegam com a cara de pau na tv parecendo que nao aconteceu nada.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *