Tempo de leitura: 2 minutos

Barros quer menos pedidos de exames pelo SUS (Wilson Dias/Agência Brasil)
Barros quer menos pedidos de exames pelo SUS (Wilson Dias/Agência Brasil)
Da BBC Brasil

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou que “80% dos exames de imagem no SUS (Sistema Único de Saúde) têm resultado normal” e que isso representa “desperdícios que precisam ser controlados”.

Barros participou na manhã deste sábado, em Cambridge (EUA), da Brazil Conference, evento sobre o Brasil organizado pela Universidade Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT). Em apresentação e posteriormente em entrevista à BBC Brasil, defendeu a necessidade de controlar a prescrição de exames.

“Temos que ter controle da demanda que os médicos fazem destes exames e passar a avaliar como utilizam sua capacidade de demandar do SUS. Se o médico solicita muitos exames que dão resultado normal, ele não está agindo de forma correta com o sistema”, afirmou Barros à BBC.

Segundo o ministro, exames de imagem (como tomografias e ultrassonografias) que não identificam problemas ou doenças sugerem que os médicos não estariam fazendo diagnósticos clínicos de forma correta.

Questionado se os exames precisam revelar problemas para serem considerados necessários, Barros disse que não quer interferir na capacidade de tomada de decisões dos médicos.

“Mas os médicos não podem pedir exame como forma de transferir sua responsabilidade de emitir diagnósticos”, afirmou.

“Os exames só devem ser usados quando há necessidade, não como rotina para diminuir a responsabilidade que o médico tem de fazer um diagnóstico a partir dos elementos clínicos.”

0 resposta

  1. Poderia até concordar com o Ministro, porém como o SUS é um programa comandado predominantemente por politiqueiros, a começar pelo governo federal e aí por OSMOSE os governos estaduais e municipais que acreditam que pagando R$ 10,00 a médicos especialistas com mestrado e doutorado. podem esperar que estas feras na medicina não busquem nos procedimentos de imagem, análises clínicas e outras diagnoses uma forma mais rápida, simples e segura de concluir o diagnóstico clínico dos pacientes é subestimar a paciência alheia.

    QUAL A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DESTE MINISTRO?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *