Tempo de leitura: 2 minutos
Aula do preparatório do Enem 2017 no Centro Juvenil (Foto Divulgação).
Aula do preparatório do Enem 2017 no Centro Juvenil (Foto Divulgação).

Estudantes da rede estadual de ensino em Itabuna estão contando com um reforço a mais na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio do Explicaê. Trata-se de uma iniciativa do Centro Juvenil de Ciência e Cultura, que realiza cursos e oficinas voltados para estudantes das escolas estaduais, no turno oposto aos quais estão matriculados.

As aulas do Explicaê ocorrem no turno noturno e potencializam o aprendizado dos estudantes, abordando os assuntos da prova de forma lúdica. As aulas interdisciplinares são em formato de oficinas, envolvendo apresentação de arte circense, música, exposições, debates e até programação esportiva.

“A proposta do Explicaê é gerar a formação básica, a partir das oficinas temáticas e assim desenvolver habilidades e competências para otimizar aprendizagem significativa”, conta a coordenadora pedagógica do Centro Juvenil, Amanda Nascimento Araújo. O trabalho, diz, é dividido em quatro ciclos temáticos e envolve as áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Produção Textual, também com atendimento individualizado.

REFORÇO

O estudante Gabriel Alves Cavalcante, 20 anos, 3º ano, enxerga oportunidade de conseguir boas notas e entrar para o curso de Direito. “Encontrei no Explicaê uma oportunidade de fixar melhor os assuntos, obter melhores resultados e entrar na universidade”, acredita.

A colega Érica Ferreira da Silva, 16, 3º ano, pensa em fazer graduação em Letras e diz que o Explicaê está sendo uma experiência agregadora. “Tenho muita dificuldade com Matemática e Física. Então, quando estou no curso, procuro prestar mais atenção nas aulas destas disciplinas. A forma dinâmica que estudamos aqui, com brincadeiras, atividades e debates tem me ajudado a resolver várias questões”, conta.

METODOLOGIA DIFERENCIADA

O diretor do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Itabuna, Denelísio Nobre Leite, diz que a metodologia adotada facilita o processo de ensino e aprendizagem. “No Explicaê, são poucas as vezes que cadeira, mesa, lousa e piloto são utilizados. A concepção do Centro Juvenil é que o aluno aprenda as disciplinas do ensino regular com outro olhar. Toda aula é uma aula nova. Procuramos sempre fazer algo para prender a atenção deles e fixar os assuntos com mais leveza”, afirma.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *