Nova Frota começa a circular nesta semana, segundo AETU (Foto Pedro Augusto).

Nova Frota começa a circular nesta semana, segundo AETU (Foto Pedro Augusto).

As empresas Sorriso da Bahia e São Miguel investiram aproximadamente R$ 9 milhões na renovação da frota do transporte coletivo de Itabuna. Até a próxima semana, 26 novos ônibus serão integrados ao sistema de transporte público do município.

Os veículos foram apresentados nesta terça (9), na Avenida Firmino Alves (Alameda da Juventude), centro de Itabuna, pelos diretores das duas empresas e o prefeito Fernando Gomes.

Parte dos ônibus começa a circular nesta quarta. “Até a próxima semana, toda a nova frota estará rodando”, disse ao PIMENTA o diretor operacional da Associação das Empresas de Transporte Urbano de Itabuna (AETU), Elvis Souza. O prazo será necessário para conclusão de emplacamento – veículos ainda não estavam emplacados – e instalação de equipamentos hoje usados em veículos que serão substituídos.

Frota do transporte público ganha novos ônibus (Foto Pimenta).

Frota do transporte público ganha novos ônibus (Foto Pimenta).

CONCESSÃO

De acordo com o diretor da AETU, São Miguel e Sorriso da Bahia passam a atender exigência do contrato de concessão com os 26 novos veículos. O contrato, assinado por sócios das empresas e o então prefeito Claudevane Leite em 22 de novembro do ano passado, determinou que metade da frota tenha, no máximo, dois anos de uso.

Todos os veículos cumprem exigência de acessibilidade a pessoas com deficiência. Modelos não possuem ar-condicionado, item citado como um dos ganhos com a concessão feita pelo Governo Vane.