glaucoma fotoCom estrutura externa mais ampla e número maior de profissionais da saúde, a equipe de colaboradores, corpo clínico e voluntários da 5ª edição do GlaucomaDay já está com tudo pronto. O evento será realizado neste sábado (20), no Hospital de Olhos Ruy Cunha (DayHorc).

O evento que este ano ganhou força nas redes sociais com o apoio de artistas regionais e nacionais ao combate à cegueira, trazendo o slogan “Juntos no combate à cegueira”, ocorrerá das 8 às 14 horas, na Rua Ruffo Galvão, 274, Centro (próximo à Catedral São José).

Na ação, os pacientes poderão contar com orientação médica, além de passar por uma triagem, na qual realizarão exames de tonometria, exame que mede a pressão intraocular e o exame de fundo do olho, procedimento no qual o médico pode visualizar detalhadamente a situação das artérias, veias e nervos ópticos, ajudando a identificar se o paciente tem predisposição ao glaucoma.

Considerada a principal causa de cegueira irreversível no mundo, conforme o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o glaucoma atualmente faz cerca de 1 milhão de brasileiros vítimas da cegueira. A maior parte dos casos é provocada por falta de conhecimento dos riscos e tratamentos.

Trata-se de uma doença perigosa, silenciosa e que não tem cura, mas pode ser controlada através do uso de colírios, cirurgia ou a combinação destes dois métodos. Para serem atendidos os pacientes deverão apresentar documentos pessoais e o Cartão do SUS.

SERVIÇOS GRATUITOS

Ainda serão oferecidos serviços de avaliação nutricional, feita por profissionais e estudantes do curso de Nutrição da FTC, além de aferição de pressão arterial e glicemia, realizada pela equipe de farmacêuticos do Grupo Velanes.

Durante o GlaucomaDay , a população ainda irá conhecer o trabalho interdisciplinar de reabilitação e integração para deficientes visuais desenvolvido pela Fundação Regina Cunha de Prevenção a Cegueira – FURC. Na oportunidade, será realizado um festival de tortas para captação de recursos em prol da reforma da sede da unidade, que foi doada pelo DayHORC.

MUDANÇA NO TRÂNSITO

Este ano, os serviços extras e os toldos serão montados em frente à entrada principal do DayHORC (Rua Ruffo Galvão), o que ocasionará uma mudança no fluxo de carros no local. No sábado (20), agentes da Secretaria de Transporte e Trânsito – Settran estarão a alguns quarteirões do evento direcionando o trânsito para o trecho da Rua Duque de Caxias.