Tempo de leitura: < 1 minuto
Prefeito durante campanha fez críticas ao fechamento de escolas (Reprodução Pimenta).
FG, quando candidato, criticava fechamento de escolas (Reprodução Pimenta).

Vane do Renascer foi duramente criticado, na campanha de 2016, pelo fechamento de 10 escolas da rede municipal. O reordenamento da rede era necessário devido à baixa demanda de alunos, de acordo com o ex-gestor de Itabuna.

A justificativa foi ignorada na disputa eleitoral. Quem mais explorou o fato durante a peleja, acabou eleito prefeito de Itabuna. “Isso é um crime”, dizia o então candidato Fernando Gomes. Não sabia o que o aguardava.

Ontem, por meio de nota, confirmou-se que a gestão de Fernando fechou duas escolas (Escola Municipal Califórnia e Escola Comunitária Santa Inês, transferindo os alunos, respectivamente, para a 28 de Julho e Grupo Escolar Amélio Cordier).

A secretária de Educação, Anorina Smith Lima, que também fez críticas à decisão de Vane e da então secretária Dinalva Melo, alegou “baixa demanda na procura por vagas” e impossibilidade “de formação de turmas”. Os espaços eram alugados, acrescentou.

Contraria-se o discurso em nome da racionalidade dos recursos públicos, o que é salutar. Mas o vale-tudo eleitoral precisa acabar. E o eleitor, ficar mais atento.

Antes, como agora, os alunos não ficaram sem lugar para estudar. Espaço, antes e agora, não faltava, não falta. A rede municipal cada vez mais perde alunos. Antes, eram 30 mil (anos 2000). Hoje, não chega a 18 mil. Sobram vagas. E professores, também. Um dos motivos para reordenamento na rede.

9 respostas

  1. Na campanha é uma coisa, na ativa é outra coisa. As mesmas práticas rasteiras de sempre, trouxa quem entrou nessa barca. 😉

  2. Se fez tanta polêmica sobre o Colégio Lucio Oliveira, jogaram o nome do Sindicato dos Comerciários na lama por ter recebido o Colégio das mãos da gestão anterior em estado de abandono,sem condições de uso e ter realizado reforma colocando em condições de uso. Os alunos foram relocados para escolas mais próximas de casa, o que justificação para o povo de Itabuna tal arbitrariedade?

  3. “Se queres acabar com a miséria e o crime,dê educação ao povo” frase de 1764 época que não se falava em crime de colarinho branco,o que surgiu em 194O pelo americano Edwin Sutherland.

    Cesares Bonesana, Marquês de Beccaria. 1738-1794,considerado iluminista do Direito Penal e Processual universal.

    Entretanto,sobre o fim da miséria e da violência são mais de três séculos e meio até hoje não foi posto em prática aqui no Brasil e Taboca é exemplo,o prefeito que saiu fechou escola,o atual fecha,enfim,nestes últimos 14 anos o PT enterrou a educação a não ser propaganda oficial de maneira abstrata.

    Os gregos ensinavam o povo pensar e ser ativo na política cujos pensamentos pelo
    qual o céu seja o limite,pensar não ser único penamento como Marx defendem ou seja se você tá de um lado ou do outro alimentando o ódio entre as pessoas,basta exercitar política a mesma é saudável,inteligente,melhora vida sexual e todo corpo no aprendizado da Grécia antiga. Ideias de Platão,Sócrates e Aristóteles.

    “O quanto no aprendizado do marxismo,perde o tesão,vive sobre ódio de se e dos demais,o corpo e alma doente enfim,vive alucinado e propenso ser um ladrão”
    Autor desconhecido.

  4. kkkkkk Agora é transferência de alunos kkkkk.Hum… Quando foi o governo passado era a má gestão , agora é baixa matrícula kkkkk. Vai Fernando engabela todos, menos eu.
    E a tal secretária “ANUSrina” que se dizia LEGALISTA,tá indo na lei dele né… hum…Ôxe ela não disse que ia encher as escolas de alunos??? kkkk ELA NUNCA FOI DE CONFIANÇA,. O que ela fez foi encher a SEC de professores e agora quer fazer seleção para professores. kkkkk Ela sempre foi uma política que ficava em cima do muro.Eu sempre acompanhei suas caminhadas na politica. Falar dos outros, atirar pedras é muito bom.Agora vc está sendo vidraça. kkkkk. Mas para vc isso não é dificil . E um bora Fernando .”Foram me chamar e agora vão se lascar…” kkkkk.

  5. Quando vane fechou as escolas,defendi,pois apesar de não ter votado nele eu concordei e para se ter uma ideia existe algumas escolas que conta com cinco alunos tanto narede estadual e municipal o que os governantes poderiam fazer seria seminarios sobre drogas,incentivo para os alunos voltarem as salas de aula,realização de campeonatos de varias modalidades

  6. Realização constante de reciclagem dos educadores,eleição dis diretores ao inves de indicação,povo educado pais civilizado

  7. Olha na epoca comentei que a evasão nas escolas publicas estaduais e municipais é uma realidade,alguns blogueiros me chamaram de puxa saco,e olha que nrm votei em vane e nem no candidato que ele apoiou

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *