Tempo de leitura: 2 minutos
Lançamento de livro virtual ocorre nesta manhã de quinta || Foto Ana Lee
Lançamento de livro virtual ocorre nesta manhã de quinta || Foto Ana Lee

Nesta quinta-feira (6), está sendo lançado o livro Profundanças 2: antologia literária e fotográfica. A obra, organizada pela professora universitária, poeta, performer feminista, Daniela Galdino, reúne poemas, contos e crônicas de autoria de 16 mulheres, além de ensaios fotográficos que retratam o cotidiano dessas escritoras realizados por 19 ‘fotógrafes’.

Acompanhe lançamento aqui

Resultado de uma ação colaborativa e sem fins lucrativos, o livro conta com talentos da Bahia, Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Norte, e ficará disponível para download gratuito a partir dessa data.

Três anos após o lançamento do primeiro volume da antologia, “Profundanças” volta a dar corpo às narrativas e textuais visuais de autorrepresentações de mulheres, autoras inéditas em sua maioria, permitindo que leitoras/es as conheçam e se reconheçam por meio dos seus escritos.

Considerado um espaço de diálogos, expansões artísticas e democratização, ao ser disponibilizado na internet, o livro poderá ser lido em diferentes contextos, por diferentes sujeitos, ampliando as possibilidades de experiências literárias. “Com isso, Profundanças representa as insurgências de quem, a partir de ações colaborativas, se dedica a rasurar a lógica de invisibilidade literária imputada às mulheres e que ainda impera no mercado editorial brasileiro ”, explica Daniela.

Nesta segunda edição, a pluralidade de experiências e a dissidência de vozes encontram um ponto em comum que é a palavra escrita de artistas negras, não negras e trans não-binárias, que são: Aidil Araújo Lima (BA), Ana Mendes (RN), Andréa Mascarenhas (BA), Daniela Galdino (BA), Dayane Rocha (PE), Débora Ramos (PE), Erika Cotrim (BA), Haisa Lima (BA), JeisiEkê de Lundu (BA), Laiz Carvalho (BA), Larissa Pereira (BA), Lílian Almeida (BA), Mel Andrade (BA/SE), Miriam Alves (SP), Rita Santana (BA), Thalita Peixe de Medeiros (PE).

Já os ensaios fotográficos são assinados por Adrian Greyce, Ana Lee, Andrezza Tavares, Brenda Matos, Camila Camila, Catarina Barbosa, Cláudio Gomes, Haísa Lima, Henrique Valença, Inajara Diz, João Caique, João Santana, Josi Oliveira, Lanmi Tripoli, Leticia Ribeiro, Mariana Lisboa, Shai Andrade, Rodrigo Iris e Ytallo Barreto.

Outras/os profissionais voluntárias/os compõem a equipe, na empreitada de realizar desde a curadoria, arte, diagramação e divulgação, em um trabalho que durou seis meses para ficar pronto. Assim, a produção ficou a cargo de Daniela Galdino, Edson Bastos e Henrique Filho, e tem Dandara Galdino, Jennifer Bonfim e Karine Fênix como assistentes de produção. Já o Ícaro Gibran, responsável pela elaboração da capa, é o designer de Profundanças 2, que tem como ilustradora, Bruna Risério. A divulgação conta com Jennifer Bonfim e Tacila Mendes na assessoria de imprensa e Mel Andrade como social media.

Lançamento

O lançamento virtual será às 9h desta quinta (06), e pode ser acompanhado em facebook.com/profundancas. A partir disso, o livro ficará disponível gratuitamente, por tempo indeterminado, no link: http://vooaudiovisual.com.br/projects/profundancas2/, onde também é possível saber mais sobre os dois volumes de Profundanças.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *