Tempo de leitura: 2 minutos
Itabuna fecha junho Itabuna registra saldo negativo de 55 vagas || Foto Kleber Marcelo
Itabuna registra saldo negativo de 55 vagas || Foto Kleber Marcelo

Os dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MPE) revelam que as empresas dos setores de serviços e da construção civil foram as que mais eliminaram postos de trabalho em Itabuna em junho.

Construção civil e serviços, juntos, perderam 87 vagas, das quais 45 no primeiro setor. No geral, o município do sul da Bahia ficou com saldo negativo de 55 vagas no mês passado, como mostram dados do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged), do MPE, consultados nesta quarta-feira (19), pelo PIMENTA.

Os números apontam ainda que, no primeiro semestre, Itabuna acumulou perda de 136 empregos, resultado de 4.381 contratações e 4.517 demissões. No período de janeiro a junho, o pior resultado foi registrado na indústria de transformação, que eliminou 160 vagas. A construção civil perdeu 90 postos e o comércio outros 30.

Mesmo com o resultado ruim do mês passado, o setor de serviços acumulou saldo nos seis primeiros meses do ano, com a criação de 146 vagas com carteira assinada. Quando considerado o acumulado dos últimos 12 meses, o saldo na economia de Itabuna é positivo, com 836 postos de trabalho.

ILHÉUS
A economia ilheense apresentou uma pequena melhora em junho, mês em que foram criados 56 empregos formais. O setor de serviços foi responsável por praticamente totalidade das vagas abertas. Ele gerou 53 novos postos de trabalho.

A agropecuária foi pelo caminho contrário, com menos sete empregos com carteira assinada. Quando avaliação se refere ao primeiro semestre, o resultado é muito ruim para a economia ilheense, que perdeu 406 postos de trabalho no período.

BAHIA
Já os dados do primeiro semestre da economia baiana são positivos, com saldo de 6.146 vagas, resultado de 293.149 contratações e 287.003 desligamentos. Porém, em junho o saldo de empregos foi negativo, com eliminação de 1.290 vagas.

A agropecuária foi, disparado, o setor que mais sofreu perdas, com saldo negativo de 870 empregos. As empresas de serviços fecharam 376 postos de trabalho e o comércio outros 308.

 

Uma resposta

  1. A algum tempo que praticamente Itabuna não apresenta postos de trabalho e sempre perde para Ilhéus! Quem procura emprego pelos sites ou mesmo pela televisão só vê anúncios de Ilhéus! Fruto da politica desenvolvimentista de `Cuma`, `minha pedinha`, Azevedo e Vane!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *