Tempo de leitura: 4 minutos
Escola Pequeno Príncipe foi inaugurada em junho do ano passado
Escola Pequeno Príncipe foi inaugurada em junho do ano passado

A Escola Municipal Pequeno Príncipe, em Ilhéus, foi festivamente inaugurada em junho do ano passado. Mas um ano depois já é alvo de críticas e protestos de alunos, pais de alunos e professores. Não bastasse uma avalanche de problemas estruturais, também é cenário de investigação da Polícia Federal.

Esta semana, agentes da PF estiveram no prédio construído no bairro da Conquista para apurar a maneira como a obra foi conduzida pela gestão anterior. Um dos questionamentos é de que, apesar de receber recursos federais, o governo municipal passado fez constar em placa a informação de que a obra fora executada apenas com recursos próprios.

Numa reinvenção da engenharia, ralo foi instalado na parede.
Construtora instalou ralo na parede da cozinha.

Além da investigação policial, a escola vive um outro drama. Os defeitos originados da execução da obra já eram apontados antes mesmo da entrega da obra à população. Chove dentro da escola, porque parte da cobertura de policarbonato foi originalmente afixada com parafusos inadequados e sem a faixa de reforço – onde deveriam existir parafusos de alta pressão. Por isso, não suportaram os ventos fortes e antes mesmo do atual governo assumir, muitas já haviam voado e desaparecido.

Os técnicos estão verificando as condições do piso – que deveria ser de alta resistência – e que solta pó diariamente. A poeira que tem provocado problemas respiratórios em alunos e professores. Agora, será avaliado se a aplicação de uma resina apropriada, solucionará o problema.

Construção apresenta infiltrações por toda parte
Construção apresenta infiltrações por toda parte

A escola atende a crianças de três a oito anos de idade, algumas especiais, mas os banheiros foram construídos para servir a adultos. Os corredores não têm acessibilidade, há infiltrações na maioria das salas e auditório. Já na cozinha, um ralo – que em qualquer modelo de engenharia civil estaria instalado no piso – foi colocado na parede, jogando todos os detritos para o lado de fora do prédio, a céu aberto. Nada canalizado.

De acordo técnicos, os problemas não são recentes. Foram detectados desde a entrega da obra, segundo revelam os professores mais antigos. De acordo com a secretária de Educação, Eliane Oliveira, a escola recém-construída foi inaugurada há um ano.

A secretária considera “aviltante” o município “gastar dinheiro público para refazer o que deveria estar funcionando em perfeito estado, e dentro da garantia da obra”. Essas medidas estão previstas no processo licitatório. De acordo com o governo, os encaminhamentos legais estão sendo feitos pela Procuradoria-Geral do Município.

Piso solta um pó prejudicial à saúde de alunos e professores
Alunos exibem pés cobertos por um pó que solta do piso.

“O processo burocrático precisa ser cumprido mas, ao mesmo tempo, professores, alunos e pais de alunos não suportam mais esperar”, reconhece. A secretária já chegou a propor uma mudança temporária para outro local, mas os pais resistem em deixar o imóvel.

Nesta terça (18) à tarde, um grupo de pais e professores realizou protesto no Centro Administrativo, solicitando providências. O grupo foi recebidos por representantes do governo, entre eles o secretário de Infraestrutura, Hermano Fahning.

O governo afirma que, desde o início do ano, vem exigindo que a construtora responsável realize as correções necessárias, porém não obteve êxito. Esta, segundo o governo, era a medida inicial, antes de realizar intervenções.

A decisão, agora, é acionar judicialmente a empresa. Mas, durante o encontro mantido hoje à tarde com pais de alunos, ficou decidido que as intervenções mais emergenciais, como o conserto do telhado, serão tomadas imediatamente pela Secretaria de Infraestrutura, para garantir o mínimo de bem estar dos alunos e professores.

“O PEQUENO PRÍNCIPE”

O livro O Pequeno Príncipe é considerado um verdadeiro clássico da literatura universal. É muito difícil encontrar uma pessoa que tenha lido a obra e não tenha se emocionado com a capacidade que ela tem de envolver leitores das mais variadas idades. No entanto, a inspiração que deu nome à escola municipal no bairro da Conquista, em Ilhéus, revela um drama – e uma revolta – que envolve recursos públicos, irresponsabilidade na condução do projeto e que, mais recentemente, tornou-se caso de polícia.

É como está registrada uma célebre frase do escritor Antoine de Saint Exupéry, autor do clássico, afixada logo na entrada da escola: “Tu te tornas eternamente responsável pelo aquilo que cativas”.

2 respostas

  1. A coisa pública o próprio nome diz,é da população,ser gerenciado com esmero devido recursos consignados dos impostos e tributos do mesmo e ter retorno em benefício de todos.

    É o imbróglio do Brasil e o mesmo vive uma extrema carência da própria população
    em escolher uma pessoa com extrema inteligência e capacidade a ser um sindico para administrar a coisa pública.

    Toda causa tem uma reação,nestes 14 anos de gestão do PT, Brasil virou pelo averso em termos de administração,um caos extremo em perdas de dinheiro,deste obra inacabada criada só para desviar dinheiro,obras mau feita,pelo Brasil inteiro.

    Quebrou o Brasil,refinarias refinar mijos,trem para transportar ventos,estradas
    do Brasil nem se fala,as UPAS menos de um mês desabara,terraplenagem para construir hospitais,pontes,faculdades e tantas obras que só para desviar recurso
    do estado.

    No Ceará uma estrada construída com poste de energia no meio da rodovia,a mesma
    é estadual,estrada oceano pacífico ligando Peru e Brasil,estrada federal,só para
    desviar recursos,o ex-presidente do Peru já está preso,acusado de desviar dinheiro e formação de quadrilha e, Lula então presidente do Brasil,numa maior
    pompas,”era uma nova era iniciava o Brasil,logo início de gestão do PT.

    Milhões de dólares foi desviado dos cofres públicos do Brasil e nada da estrada o que foi realizado um concurso de crime para roubar os cofres do Brasil e do Peru,só falta o ex-presidente do Brasil ser preso.

    Um exemplo no nosso quintal,em frete a prefeitura no “governo”Azevedo,ao lado do
    antigo Shopping Messias,hoje agência da Caixa Econômica Federal,no terreno plano
    foi gasto terraplanagem meio milhão de reais há 6 anos,para construir o poder
    legislativo,o que restou um buraco,recursos dos contribuinte jogado no lixo.

    Ninguém foi responsabilizado pelo prejuízo e dinheiro é capim,o pasto são os nativos de Itabuna que paga,aumento água,luz,imposto,taxa prefeitura,espaço público e nada em troca,saúde,segurança,educação,lazer,transporte,aos contribuintes só leva ferro nas costas literalmente.

    Infelizmente o povo gosta,segundo José Dirceu,”o PT vai voltar ao poder por que o povo está conosco” Não tem nenhuma dúvida,veja o exemplo no nosso quintal,foi
    eleito uma porcaria de prefeito entre os piores e responde na justiça por desvio
    de dinheiro.

    A nível de Brasil,Marina devia ser eleita presidente do Brasil,Lula da Silva deveria sofrer impeachment. Não eleger Dilma,Wagner na primeira eleição fez bem
    eleger,mas não devia reeleger,enfim,a alternância de poder é melhor remédio. Pense nisso Brasil!

  2. O governo de jabes as obras sempre foram dessa maneira,fizeram a reforma em alguns predios publicos com poucos meses tá tudo em ruínas,quando vai olhar o valor da obra é um preço absurdo, e os materiais e a mão de obra de péssima qualidade,com o dinheiro publico os gestores deitam e rolam,pois dificilmente são investigados,e quando são, o máximo que acontece é ficar inelegivel durante alguns anos,mas devolver o dinheiro que é bom,nem um centavo é devolvido,por isso que muitos que querem ser politicos,porque ficam impunes de seus crimes.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *