Tempo de leitura: 2 minutos

Equipe da Seplandes com membros da Coolimpa, que faz a coleta seletiva.
Equipe da Seplandes com membros da Coolimpa, que faz a coleta seletiva.
Por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (Seplandes), a Prefeitura de Ilhéus disponibilizou um caminhão para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ilhéus (Coolimpa). A medida cumpre determinação do prefeito Mário Alexandre. Desde a campanha eleitoral de 2016, ele assumiu compromisso com a sustentabilidade do município.

Mário Alexandre entende que o trabalho da cooperativa merece o apoio da prefeitura. “A Coolimpa presta um serviço de valor inestimável para a cidade”.

De acordo com o vice-prefeito José Nazal, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, “as dificuldades iniciais não desviaram a secretaria do foco no apoio à coleta seletiva”.

Nazal revelou que o próximo passo será a criação dos pontos de entrega voluntária, onde os moradores vão depositar resíduos separados conforme os materiais de fabricação. “Isso vai estimular o hábito da separação do lixo nas comunidades, além de dinamizar o trabalho da Coolimpa”, explicou.

O vice-prefeito adiantou que o governo pretende disponibilizar mais um caminhão para a cooperativa, pois “o suporte dado à Coolimpa também abre caminho para que mais catadores saiam do aterro sanitário do Itariri e tenham condições dignas de trabalho”.

O superintendente de Meio Ambiente, Emílio Gusmão, explicou que “a coleta seletiva vinha ocorrendo de modo intermitente, porque não dispúnhamos de um caminhão exclusivo para o serviço”. Isso mudou no último dia 13, quando “a Seplandes passou a oferecer um veículo alugado com essa finalidade exclusiva, de segunda a sexta-feira, das 7 horas ao meio-dia e das 14h às 18 horas”.

Segundo Emílio Gusmão, ao unir planejamento, urbanismo e meio ambiente numa pasta, o prefeito Mário Alexandre sinalizou a prioridade da gestão para o desenvolvimento sustentável. “A coleta seletiva é indispensável para qualquer município que tenha a sustentabilidade como meta. Além do mais, com essa iniciativa, Ilhéus caminha para cumprir a Lei Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê o apoio do poder público às cooperativas de catadores”, disse.

As empresas, associações comunitárias e escolas que desejam entregar materiais recicláveis à Coolimpa devem entrar em contato por meio do número (73) 98886-1558.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *