Tempo de leitura: 2 minutos
Jubartes atraem turistas ao Arquipélago de Tinharé, no baixo-sul baiano || Foto IBJ
Jubartes atraem turistas ao Arquipélago de Tinharé, no baixo-sul baiano || Foto IBJ

As baleias jubartes tornaram-se atração turística também no Arquipélago de Tinharé, em Cairu. Os mamíferos aparecem entre as ilhas de Morro de São Paulo e Boipeba neste período de acasalamento e reprodução. As águas quentes do litoral baiano atraem os animais. O Instituto Baleia Jubarte estima que cerca de 15 mil baleias visitarão a costa do Estado, tornando-se um espetáculo que leva centenas de turistas a Cairu até outubro.

Segundo o publicitário William Wazlawik, proprietário da Agência Rota Tropical, especializada no passeio de observação de baleias, na semana passada foi visto um grupo com 22 baleias. A presença das ilustres visitantes motiva a chegada de turistas, pesquisadores e biólogos, que procuram por operadoras que levam aos locais de observação.

“É importante lembrar que não existe uma garantia de encontrar baleias em todos os  passeios, já que estamos no habitat natural delas. É como um safari. Mas historicamente temos 99% de sucesso em nossas saídas”, explica William.

Em média, os filhotes têm quatro metros e pesam 1,5 tonelada. Já os adultos chegam a 16 metros de comprimento e 40 toneladas, o que equivale ao peso de oito elefantes juntos. Além de se admirar com a beleza e tamanho das baleias, os turistas podem ver acrobacias e saltos nos quais as baleias chegam a expor até dois terços do corpo.

O secretário municipal de Turismo de Cairu, Edson Caporazzo, chama atenção para os cuidados que os donos de barcos e turistas devem ter ao avistar um grupo de baleias. “É preciso seguir algumas regras de respeito aos animais, tais como: não deixar o barco se aproximar a menos de 100 metros das baleias; desligar as hélices do barco durante o período de observação; não permanecer mais de 30 minutos próximo às baleias e respeitar o limite de velocidade”, orienta.

O gestor também alerta que os passeios devem ser feitos apenas através de operadoras capacitadas em lidar com a espécie marinha. Ele explica que as embarcações devem ter sempre um biólogo a bordo que, além de coletar informações para pesquisas, ajuda a orientar os turistas e tripulantes.

Em Morro de São Paulo, o passeio para observação de baleias sai às terças, quintas e sábados,  às 9h, com retorno às 13h. Antes da saída para o mar, os biólogos do Instituto Baleia Jubarte promovem palestra gratuita, aberta também para a população, no Clube Sororoca, localizado na Primeira Praia. As reservas podem ser feitas por meio do site: www.rotatropical.tur.br

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *