Tempo de leitura: 2 minutos
Jader Guedes fala de mudanças e números da Emasa em sete meses
Jader Guedes fala de mudanças e números da Emasa em sete meses

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) aumentou em 30% o faturamento e, a partir de 2019, terá caixa para investir até R$ 40 milhões ao ano com recursos próprios, segundo afirmou Jader Guedes. Enquanto acompanhava conserto de uma adutora ao lado da Ponte Lacerda (São Caetano), na noite de ontem (2), o dirigente apresentava os números da Emasa, após o que o governo chama de “choque de gestão”.

Jader afirma que, nestes primeiros sete meses, a empresa conseguiu recuperar crédito e já pagou R$ 6 milhões de dívidas deixadas pela gestão passada. Colaborou para essa nova realidade, além da regularização do ciclo de chuvas na região, o aumento de mais de 10% da conta de água.

Provocado se essa nova realidade financeira e a projeção para os próximos dois anos ajudariam a descartar um processo de concessão à iniciativa privada, ele disse que sim, mas a decisão cabe ao prefeito Fernando Gomes. Este, já sinalizou, desde o ano passado, que quer deixar a gestão da empresa nas mãos da iniciativa privada.

Para enxugar a máquina Emasa, Jader disse ter adotado, exatamente, ritmo de empresa privada à gestão da empresa mista municipal. Para isso, segundo ele, com carta branca do prefeito para tocar a empresa, sem maiores ingerências políticas. Ele desconversa sobre, mas fontes do Centro Administrativo Firmino Alves garantem que ele até já peitou gente com “nome e sobrenome” para cortar na carne e mandar para fora quem fazia corpo mole na gestão, embora muito próximo ao prefeito.

TORNEIRA FECHADA

A gestão de Jader também foi para cima dos devedores contumazes. As medidas de austeridade fizeram com que 5 mil consumidores voltassem a pagar suas contas, de acordo com o presidente. A empresa fechou a torneira também na liberação de carros-pipas. Tudo agora é controlado, documentado, de acordo com a gestão.

Na lista dos inadimplentes, constava a própria prefeitura. Ele afirma ter jogado duro contra o clientelismo, com gestão eficiente sobre as renegociações de dívidas e controle sobre quem deve e quem tem acesso a esse cadastro e procede as negociações. E aqui, parênteses: É quase de domínio público que políticos conseguiam anular dívidas de consumidores em troca de votos no município.

BARRAGEM

Para o dirigente da Emasa, Itabuna não terá mais problemas de água a partir da entrada em funcionamento da Barragem do Rio Colônia. Outro fator positivo para a área de abastecimento d´água pelos próximos anos. Executor da obra, o Governo do Estado informa que a barragem ficará pronta em setembro deste ano. Quando a lâmina d´água se formar e mantida a regularidade de chuvas, a obra poderá atender a demanda de Itabuna pelos próximos 50 anos. Projeção, claro, depende de recuperação das nascentes dos rios que banham o Colônia. “Não teremos mais problema de falta d´água”, ressalta Jader.

Uma resposta

  1. Mais sensato é privatizar porque não adianta o prefeito ter uma boa gestão e o outro que entrar sucatear a empresa. Então seria bem melhor deixar na mão da iniciativa privada ou manter a empresa mista privado-município.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *