Tempo de leitura: 2 minutos
Filha de jornalista agradece homenagem ao pai.
Filha de jornalista agradece homenagem ao pai||Foto Claudionor Júnior.

A Secretaria da Educação do Estado transformou o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP), em Ilhéus, no Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun (1901-1968).

A denominação de CEEP do Chocolate Nelson Schaun homenageia o escritor ilheense e educador de gerações, com o objetivo de agregar valor histórico à instituição de ensino.  Emocionada pelo reconhecimento do legado deixado pelo pai, a jornalista Socorro Schaun foi recebida pelo secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, em Salvador.

Ela fala, com gratidão, sobre a iniciativa da Secretaria. “Até agora estou sem palavras para descrever a minha emoção com esta homenagem, depois de 49 anos da morte de meu pai. O sentimento é de congratulação e de agradecimento à Secretaria da Educação, por este reconhecimento a uma figura com quem convivi por apenas 17 anos, mas que me deixou um grande legado de vida”, conta.

Dentre os feitos do escritor e educador Nelson Schaun, na área da Educação, destacou-se uma ação voltada ao combate do analfabetismo, por meio da campanha ABC. Ele, inclusive, foi um dos idealizadores e fundadores da Academia de Letras de Ilhéus, em 1959, da qual era membro de destaque.

Como jornalista, defendeu causas sociais em todo o Território Litoral Sul e foi defensor da agregação de valor ao cacau e do uso do fruto na alimentação local/territorial.

NOVOS CURSOS

A Secretaria de Educação informou que, mais do que a mudança de nomenclatura, a alteração visa à oferta de novos cursos e de maiores oportunidades para os jovens e trabalhadores da região cacaueira, no eixo de Produção Alimentícia, trabalhando com a cadeia do cacau, polpas e doces. O Centro tem 1.602 estudantes matriculados.

Antes de ser um Centro Estadual de Educação Profissional, a unidade escolar era denominada de Colégio Estadual de Ilhéus, mais conhecido como Colégio Estadual do “Malhado” e foi transformado em CEEP em 2009. Com o CEEP, o Estado passou a ofertar os cursos vinculados aos eixos tecnológicos Produção Industrial; Gestão e Negócios; Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *