Tempo de leitura: 2 minutos

vivaacidadeEstudantes de Arquitetura e Urbanismo da Bahia poderão propor ideias de revitalização de parte do centro histórico de Ilhéus no concurso de ideias de arquitetura “VivaAcidade”, promovido pelo Instituto Nossa Ilhéus.  A área do projeto, conforme edital, será a poligonal que envolve as ruas Araújo Pinho e Santos Dumont. O estudante deverá propor soluções criativas e inovadoras.

As inscrições no concurso prosseguem até 15 de setembro. As ideias dos estudantes, que devem estar matriculados, podem ser apresentadas de forma individual, dupla ou trio. Para validar a inscrição, devem preencher ficha de inscrição disponibilizada no anexo do edital (no site do instituto) e o Termo de Concordância de exposição pública do trabalho e depois  enviar a proposta na prancha, seguindo as normas técnicas brasileiras.

Segundo a comissão do concurso, o objetivo é considerar as melhores propostas de revitalização da área tendo como base a apropriação do espaço público pelas pessoas e a valorização do patrimônio histórico e cultural. Os trabalhos serão avaliados com base nos critérios de criatividade, objetividade, clareza e inovação; atendimento ao programa; e inserção urbana e integração com o entorno de valor histórico.

Como prêmio, o primeiro lugar ganhará hospedagem em um fim de semana no Hotel Farol Tororomba, e o segundo lugar, hospedagem em um fim de semana no Hotel Village Indaiá. O projeto vencedor será entregue ao prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, junto com o plano Ativa Ilhéus, na cerimônia de premiação, que será no último dia da Semana de Mobilidade, 22 de setembro, em horário e local a serem divulgados previamente.

Esta e outras ações da Semana são parte do projeto da União Europeia, intitulado “Orçamento e Direito à Cidade – Fortalecimento e Organizações da Sociedade Civil para Monitoramento e Incidência na Política de Mobilidade Urbana”, coordenado pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC), que contemplou Ilhéus, em maio deste ano, por meio do Instituto Nossa Ilhéus (INI), com o projeto de fortalecimento de políticas de mobilidade urbana, visando promover maior transparência e a efetiva implementação do direito à mobilidade e à cidade, tendo como base a equidade e a sustentabilidade.

2 respostas

  1. Mesmo jogada as traças a beleza de Ilhéus nunca se pagou e jamais apagará,imagine
    Ilhéus bem cuidada como se cuida de uma casa de cada nativo e o poder municipal investindo na qualidade de vida dos ilheenses?

    Ilhéus logo entrará no circuito internacional numa das cidades melhores do mundo para se viver,só depende dos ilheenses,aliás este comentarista ama por demais tu
    Ilhéus.

  2. Ilhéus sempre será previlegiada. O ar salitroso tem dois lados , um saudável outro marginal. O marginal coloca os cidadãos num estado de letargia, de lentidão, parece que fumou um baseado. Fora isso tudo não passa de vontade política em realizar.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *