Tempo de leitura: 2 minutos
Itabuna e Ilhéus
Itabuna e Ilhéus ficam atrás de Itagibá no ranking socioeconômico|| Foto José Nazal

Itabuna e Ilhéus ficaram atrás de municípios como Itagibá, Mucuri, Eunápolis, Porto Seguro e Jequié e não estão entre os 30 primeiros colocados no ranking socioeconômico atualizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (30).

A SEI traz o resultado do Índice de Performance Socioeconômica dos Municípios Baianos (IPESE) referente a 2014. O levantamento aponta Mata de São João com melhor resultado, com indicador de 0,844 décimos, numa escala de zero a um ponto. O município registrou desempenho “muito alto” (1,000 ponto) na dimensão economia e finanças, “alto” (0,861) na Educação e desempenho “médio” (0,672 décimos) na Saúde.

No extremo sul, Eunápolis foi o município com melhor desempenho, na 13ª colocação, com indicador IPESE de 0,765 décimos. Em seguida aparece Porto Seguro, na 14º posição, com 0,763 décimos.  Outro município daquela região bem avaliado é Mucuri, que ficou na 22ª colocação, com indicador de 0,731 décimos.

SUL DA BAHIA

Itagibá ficou entre os 30 municípios com melhores indicadores econômicos
Itagibá ficou entre os 30 municípios com melhores indicadores econômicos em 2014

O único município do sul da Bahia no ranking é Itagibá, na 24ª posição, com indicador de 0,726 décimos. O município registrou o 7ª melhor resultado na dimensão finanças e economia, com 0,910 décimos. No sudoeste baiano, Jequié foi o município com melhor desempenho, na 28ª colocação, com indicador IPESE de 0,721 décimos.

Os dados mostram que Ilhéus teve o seu melhor resultado na dimensão economia e finanças, com 0,864 décimos. O município ficou na 13ª colocação quando considerado somente esse indicador.  Itabuna aparece bem atrás de Ilhéus, na 27º posição na dimensão economia e finanças, com  0,791 décimos.

Quando são excluídos os municípios com menos de 100 mil habitantes, Itabuna e Ilhéus aparecem na 7ª e 9ª posições no indicador IPESE. O levantamento mostra também que a performance socioeconômica de Itabuna melhorou entre 2010 e 2014, passando de 0,676 para 0,717 décimos. Houve evolução também em Ilhéus, com o indicador subindo de 0,631 para 0,703 no período de quatro anos.

De acordo com a SEI, o indicador foi elaborado com a finalidade de ser um instrumento de monitoramento e avaliação de políticas públicas, medindo a oferta e a qualidade com que um município oferece certos serviços básicos a população.

2 respostas

  1. Basta observar a “qualidade” dos nossos representantes “políticos” para entender essa posição.

    Vivem no marasmo da crise cacaueira, de modo a manter o status quo.

    Eles só queriam ser os coronéis que tanto criticavam.

  2. Itabuna/Ilhéus só aparecem no topo dos dados negativos,essas cidades sempre foram e continua sendo administradas por gestores incompetentes,o povo tbm não tem esclarecimento vivem na sombra do cacau,a cidade precisa avançar em saude,educação,industria,serviços entre outros,parece com aquelas cidadizinhas fantasmas..heheheh

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *