WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
festival chocolate






alba










setembro 2017
D S T Q Q S S
« ago   out »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

editorias





itao






HELENILSON CHAVES, UM NOME QUE ITABUNA JAMAIS DEVE ESQUECER

silvioportoSílvio Porto

 

Um pioneiro na escalada imobiliária que alavancou Itabuna, a partir da década de 1980, e implantou, no Grupo Chaves, uma administração moderna e desenvolvimentista, expansionista e geradora de empregos da economia grapiúna.

 

 

Um homem que sempre luta pelo sul da Bahia e em especial Itabuna, que investe na região , e sempre foi um exemplo muito grande para os empresários baianos.

Conheço Helenilson desde os idos dos anos 60, quando chegou em Itabuna e foi apelidado de Botão. Eu era amigo de Nando e Bob irmão de Paulo Brito, que ao lado de Herlon Brandão e Humberto Gesteira eram os melhores amigos dele naquela época.

Manoel Chaves e Valtério Teixeira eram os empresários do cacau mais conhecidos de Itabuna.

O Grupo Chaves prosperou e criou muitos empregos em Itabuna e iniciou uma revolução imobiliária em Itabuna, construindo vários edifícios, e culminou com a construção do primeiro shopping da nossa região.

Sr. Manoel Chaves , sempre contou com a lealdade e astúcia para os negócios do seu filho Helenilson. Seu pai ao morrer, Ainda cedo com 65 anos, teve que assumir os destinos do grupo aos 40 anos. Herdou do seu pai uma grande virtude: a generosidade.

Apesar da vida ocupada com o trabalho, ele sempre encontra tempo para ajudar os mais necessitados. Passa grande parte da vida preocupado com a família e o progresso de Itabuna.

Empresário sério e audacioso, nunca se conforma com a “ciranda financeira”. Sempre diz que o importante para o País é ganhar dinheiro produzindo. Sem uma boa produção não há jeito de gerar emprego e desenvolvimento. Sempre foi o seu lema.

Eu tenho a honra de ser seu amigo e vivemos um bom tempo na ginástica do grupo Zumbi e, andando de manhã cedo, conversar muito com ele e aprendi muita coisa que depois apliquei na vida profissional e empresarial.

Recebi muito conselho, sempre para o meu bem, quando pensava em entrar para concorrer a um cargo político. Quando resolvi criar a cooperativa de crédito da saúde, me alertou muito para alguns perigos do mundo financeiro.
helenilson
Não conheci ninguém com a sua visão de homem voltado para a lavoura do cacau e a sua importância para a nossa economia. Sempre preocupado com a crise nefasta da vassoura de bruxa dos cacauais, tendo defendido energeticamente os cacauicultores junto aos governantes que não era responsabilidade dos mesmos a astronômica dívida rural da nossa região relacionada a esta praga, chamando atenção para punir os responsáveis e política equivocada do seu enfrentamento.

O artigo Treblinka ao céu azul foi a luz que me iluminou para falar da sua importância para Itabuna e da nossa sofrida região. Dono de uma intuição muito grande. Considero-o um homem de uma inteligência privilegiada.

Faz muito bem para a minha vida conhecer um homem como Helenilson.

Seria bom para nós termos muitos Helenilsons ao nosso lado para lutar por dias melhores.

Sempre foi uma fonte de inspiração para mim. Um pioneiro na escalada imobiliária que alavancou Itabuna, a partir da década de 1980, e implantou, no Grupo Chaves, uma administração moderna e desenvolvimentista, expansionista e geradora de empregos da economia grapiúna.

Conheci um homem de crença e coragem na defesa dos valores do investimento, do emprego e da produção, cujo foco sempre foi a nossa querida cidade Itabuna.

Que o exemplo de homem de fibra em defesa da região e a herança de seu trabalho como empresário do agronegócio e do ramo imobiliários prosperem com os seus descendentes , parentes e amigos.

Sílvio Porto é médico e fundador da Unimed Itabuna e Unicred Itabuna.

1 resposta para “HELENILSON CHAVES, UM NOME QUE ITABUNA JAMAIS DEVE ESQUECER”

  • Nesta última sexta-feira assistindo o globo reporte uma aula de antropologia e outras ciências sociais sobre um dos países mais fechado do mundo Irã.

    Que indelével aula de História e um dos Impérios mais poderoso da humanidade, os Peças,imagine que o túmulo do Rei Dario,um dos mais importante conquistador e de construir um Império mais poderoso do mundo,(há 2.5OO a.C.)

    Assim é a história da humanidade que cada um ser humano faz sua história de acordo sua época no tempo e espaço,o que fica é a história de acordo a relevância de cada ator,seja no Reino Peças,Império Romano,Grécia,enfim: seja de Taboca a Itabuna,o que cada protagonista a história preserva seu valor e contribuição da vida social,econômica,política,religiosa,ética enfim,quaisquer das contribuições que vida preservara de quaisquer atores.

    Felix Severino do Amor divino,o crioulo Manoel Constantino,Coronel Firmino Alves,Olinto Batista Leone,parteira,Otaciana Pinto,coronel,Paulino Vieira do Nascimento,Manoel Fogueira,Joana Mascate,João Bodinho,Leopoldo Freire,Martinho
    Luis Conceição,Jupará serviço mortuária,enfim,tantos que contribuirão pelo engrandecimento de Taboca a Itabuna minha terra e tantos outros surgiram… é assim que a humanidade constrói a história.

    É uma peste que Itabuna não está nem ai em preservar o passado glorioso da própria história,poderia aprender com o Irã.

Deixe seu comentário








WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia