Tempo de leitura: 2 minutos
Equipe de Itacaté é campeã brasileira
Equipe de Itacaté é campeã brasileira

As delegações de Itacaré e Ubaitaba foram recebidas, ontem, com festa em seus municípios depois do destaque de seus atletas no Campeonato Brasileiro de Canoagem de Velocidade e Paracanoagem, que foi realizado no Parque Náutico Iguaçu, em Curitiba. A competição reuniu mais de 470 atletas  brasileiros, que duelaram nas provas de 1000m, 500m e 200m nas categorias Infantil, Menor, Cadete, Junior, Sênior, Master, além da Paracanoagem.

Com uma delegação com cerca de 30 canoístas, a Associação de Canoagem de Itacaré (ACI) foi campeã da edição deste ano, com 976 pontos. Os atletas de Itacaré conquistaram um total de 77 medalhas, sendo 22 de ouro, 23 de prata e 27 de bronze. O bom desempenho também valeu vagas para os Jogos Sul-americanos da Juventude, que será realizado no início de outubro, em Santiago, no Chile, e Campeonato Sul-americano, previsto para primeira quinzena de novembro, em Montevidéu, no Uruguai.

UBAITABA TAMBÉM FEZ BONITO

A vice-campeã nacional foi a Associação Cacaueira de Canoagem, de Ubaitaba, que conquistou 33 medalhas, sendo 14 de ouro, 12 prata e 7 bronze, que valeram 762 pontos no ranking nacional. A expectativa é que pelo menos oito atletas garantam classificação para os Jogos da Juventude e Campeonato Sul-americano. A relação oficial de classificados para as duas competições ainda será divulgada pela Confederação Brasileira de Canoagem.

Canoístas de Ubaitaba no Campeonato Brasileiro
Canoístas de Ubaitaba no Campeonato Brasileiro

A treinadora da Associação Cacaueira e atleta Luciana Costa afirmou que o desempenho poderia ter sido ainda melhor se não fossem as novas regras implantadas no brasileiro deste ano.  As mudanças impossibilitaram a participação de oito atletas em mais de uma prova.  “Mas ficamos felizes com o desempenho da nossa equipe”, afirmou ao PIMENTA.

Luciana está entre os atletas que se destacaram no Brasileiro. Em dupla com Camila Lima, ela conquistou duas medalhas de prata nas provas C2 500 metros e C2 200 metros, no feminino.  A expectativa é que nos próximos anos surjam, na terra de Isaquias Queiroz, novos campeões em competições internacionais.

Equipe conquistou 33 medalhas, sendo 14 de ouro
Equipe conquistou 33 medalhas, sendo 14 de ouro

São mais de 10 atletas com chance de brilharem já nos Jogos Sul-americanos no próximo mês. Entre as apostas estão Helton Santos, Andreia Oliveira, Sávio Santana, Diego Fontes e  Jonatan Coutinho, que foi um dos medalhistas no Campeonato Brasileiro deste ano, com ouro no C1 1000m masculino infantil. O menino de 11 anos venceu a prova com 18 segundos de vantagem para o segundo colocado.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *