Tempo de leitura: 2 minutos
Campeonato Brasileiro reúne competidores na Soares Lopes.
Campeonato Brasileiro reúne competidores na Soares Lopes

A praia da Avenida Soares Lopes é cenário da pesca esportiva nacional neste final de semana, em Ilhéus. As disputas do Campeonato Brasileiro de Pesca de Terra Firme (Surf-Casting) começam ao meio-dia deste sábado (9), com a primeira etapa, encerrando-se às 16h30min. O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Pesca e Desportos (CBPDS) e pelo Clube de Pesca de Ilhéus (Clupesil).

O destaque especial vai para a atleta Vilma Souza, que estará representando Ilhéus e a Bahia no mundial de pesca na África do Sul, em outubro deste ano.

O presidente da CBPDS, Eduardo Leal, informou que o peso e medida das peças seguirão a tabela oficial do Ibama, segundo Portaria 445/14 do órgão. “Será cumprida de acordo com regulamento, assim como a devolução ao mar, se houver, peixes dentre as 475 espécies proibidas ou em vias de extinção. Após a pesagem, os peixes capturados serão doados à instituição filantrópica, Núcleo Espírita Paz, Amor e Caridade, do bairro Nossa Senhora da Vitória, um ato de solidariedade”, assegurou.

Ao todo, três clubes de pesca da Bahia e mais treze de outros estados disputarão esta edição. São 180 atletas nas categorias masculino, feminino, máster e sênior, vindos do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Maranhão e Ceará. Serão mais de 400 visitantes entre atletas e familiares.

No domingo (10), às 7 horas, terá o início da segunda e última etapa, com encerramento previsto para às 11h30min. Logo mais, às 19 horas, haverá a solenidade de premiação, com entrega de troféus e medalhas, na Churrascaria Recanto Gaúcho.

O campeonato tem apoio da Prefeitura de Ilhéus, que, por meio da Secretaria de Turismo e Esporte (Setur), forneceu estruturas de palco, som, toldos, iluminação, segurança, salva-vidas e posto médico.

2 respostas

  1. Descobri agora que pescador é atleta. Acho que vou entrar nessa modalidade de atletismo (depois dos 70 anos).

    Da Redação: Tributável, atleta é todo aquele que pratica modalidade esportiva. Já o termo atletismo,
    este sim, é reservado a alguns tipos de esporte. Talvez venha daí a confusão que muitos fazem com o termo atleta.

  2. A cidade de Ilhéus é uma das mais belas, então primitiva vila criada pelos os portugueses na colonização desta então Fazenda de gado leiteiro das terras além-mar de Portugal.

    Imagine! Desde 1536 quantas histórias a contar? São tantas que,se os nativos se por acaso atentar-se,de resgatar a história desde os tempos remotos,além da beleza de Ilhéus e acrescentando seu passado glorioso!

    Além de tudo isso, cuidar,zelar,proteger,amar Ilhéus,sem sombra de dúvida,será uma cidade entre as 1O (dez) cidades do mundo para morar viver,basta que cada um nativo se conscientize desta responsabilidade. É só viver a então primitiva Vila de São Jorge dos Ilhéus,até os dias atuais.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *