Estudantes visitam terminal pesqueiro em ações ambientais

Estudantes visitam terminal pesqueiro em ações ambientais

O Terminal Pesqueiro Público de Ilhéus passou a ser utilizado por escolas públicas e particulares para a conscientização ambiental. Estudantes das redes privada e pública de Ilhéus e região têm visitado o terminal para conhecer o dia a dia dos pescadores e os desafios da profissão.

Durante a visita, os técnicos da Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria de Agricultura) conversam com os estudantes sobre a importância da Enseada do Pontal para a economia de Ilhéus, sobre o meio ambiente, a história do Porto de Ilhéus, tipos de peixes que chegam ao município e os diferentes tipos de embarcações que navegam pelo sul da Bahia.

“Ao longo dos anos, a profissão de pescador, que foi romantizada na cultura popular, tem perdido prestígio. Os filhos de pescadores não estão mais querendo seguir o legado dos pais. Assim, essa iniciativa educacional vem resgatar o papel do pescador na nossa sociedade, além de mostrar aos estudantes a importância do pescado para a alimentação”, explica o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior.