Tempo de leitura: 2 minutos
Complexo tem capacidade para gerar energia para cidade de 166 mil habitantes || Foto Manu Dias
Complexo tem capacidade para abastecer cidade de 166 mil residências || Foto Manu Dias

Executivos da Enel Green Power, o governador Rui Costa e o prefeito Eures Ribeiro inauguraram, nesta quinta (28), o maior parque de energia solar do país, construído pela empresa italiana em Bom Jesus da Lapa. Composto por duas usinas, o parque tem capacidade de gerar anualmente cerca de 340 Gigawatt-hora (GWh), o suficiente para atender mais de 166 mil lares brasileiros em um período de 12 meses.

A energia produzida no complexo de Bom Jesus da Lapa será injetada diretamente na rede elétrica, auxiliando os estados que mais sofrem com a falta de chuvas. De acordo com o governador, as fontes renováveis vão trazer, ainda, oportunidades de emprego e desenvolvimento para a população da região.

Governador, Eures e executivas da Enel inauguram usina || Foto Manu Dias
Governador, Eures e executivas da Enel inauguram usina || Foto Manu Dias

POTENCIAL SOLAR E EÓLICO

Com temperaturas médias elevadas e altos índices de radiação, a Bahia é líder nacional em projetos para energia solar. De acordo com informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), são 34 projetos, sendo sete já em operação, 11 em construção e 16 serão iniciados e finalizados até 2018. A atração dos projetos representa um investimento de mais R$ 4,1 bilhões.

O estado possui também o potencial para geração distribuída, na qual os painéis são instalados em residências e prédios comerciais. Atualmente são 326 empreendimentos fazendo esse tipo de distribuição. O maior exemplo é o Estádio de Pituaçu, que é superavitário, pois vende mais energia do que consome da Coelba.

Com ventos constantes e unidirecionais, considerados os melhores para produção de energia eólica, a Bahia também é líder nacional no volume de projetos contratados. São 187 projetos em execução: 74 já estão em operação, 58 em construção e 55 terão a construção finalizada até 2019, quando o estado passará a ser também líder na geração por esta fonte.

BIOMASSA

Atualmente a Bahia possui sete projetos de biomassa em operação, utilizando como combustível Licor Negro, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, capim elefante e biogás. Com grande potencial a ser explorado, o estado apresenta grande área para implantação de empreendimentos, principalmente no oeste baiano. O governo do estado tem apoiado a implantação de projetos de energia, com a regularização fundiária, licenciamento ambiental, área, infraestrutura.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *