Tempo de leitura: 2 minutos
Governador, ao centro, exibe camisa de campanha do Outubro Rosa || Foto Pedro Moraes
Governador, ao centro, exibe camisa do Outubro Rosa || Foto Pedro Moraes

Durante visita à 36ª Exposição Agropecuária de Itabuna (Expoita), neste sábado, o governador Rui Costa integrou-se à campanha Outubro Rosa, deflagrada pelo Movimento Se Toque. Exibiu a camisa da ação que se estende durante todo o mês e chama a atenção para as ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

O Grupo Se Toque mantém atividades de prevenção, apoio e orientação sobre o câncer de mama. A abertura da campanha será nesta segunda (2), às 9h, na sede do Se Toque, em Itabuna, na Rua Monsenhor Moisés, 181, no Pontalzinho.

BANCO DE EMPRÉSTIMO DE PERUCAS

Este ano, a campanha amplia a contribuição da autoestima da mulher em tratamento, inaugurando o Banco de Empréstimo de Perucas. A queda temporária dos cabelos e, em alguns casos, a mastectomia (retirada da mama), geram em muitas pacientes a baixa autoestima e até mesmo a depressão.

De acordo com Sueli Dias, coordenadora do Grupo Se Toque, muitas mulheres deixam de sair de casa e perdem a alegria por se sentirem menos femininas. Dessa forma, o grupo teve a iniciativa de valorizar e gerar maior autoconfiança nas pacientes com empréstimo gratuito de perucas, chapéus e próteses mamárias externas durante todo o tempo de recuperação. Ela relata que o estoque de perucas ainda é pequeno, por isso o grupo precisa de doações.

A coordenadora comenta que para algumas mulheres o não uso desses acessórios está ligado à falta de recursos, já que uma peruca, por exemplo, tem um custo relativamente alto. “Esses serviços estão disponíveis em diversos estados do Brasil e também pela internet. Nesses locais, perucas são disponibilizadas para empréstimo e a única coisa que é pedida às pacientes é que elas cuidem devidamente do acessório e devolvam assim que ele deixar de ser necessário, para que outras também possam desfrutar deste benefício. Assim será o nosso Banco”, explicou.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *