Tempo de leitura: 2 minutos

Obras da Fiol estão paralisadas || Foto Elói Corrêa
Obras da Fiol estão paralisadas || Foto Elói Corrêa
O bom desempenho na produção de grãos e fibra na região Oeste da Bahia potencializa as dificuldades enfrentadas pelos produtores em relação à logística. Cálculos do setor indicam que o escoamento das safras pelas rodovias representa um dos maiores custos da atividade, beirando os 30% – isso encarece o produto. Na última semana, associações baianas de Produtores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e de Algodão (Abapa) estiveram na Casa Civil do governo estadual para falar sobre as dificuldades e pedir a retomada das obras de implantação da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).

Para não ficar só no pedido, a Aiba se comprometeu em ajudar fornecendo dados sobre a região Oeste, a fim de dar continuidade aos estudos sobre a ferrovia. “Nos colocamos à disposição para o que for preciso no sentido de contribuir para que esta importante obra seja concluída o quanto antes. A ferrovia será muito importante não só para o agronegócio, mas também para o futuro econômico e social da nossa região”, pontuou o vice-presidente da Aiba, David Schmidt.

LICITAÇÃO ATÉ MAIO

Em Bom Jesus da Lapa, onde participou da inauguração do maior parque solar da América Latina, operado pela Enel Green Powel, o governador Rui Costa disse para a jornalista Priscila Natividade, do Correio*, que espera a licitação da Fiol até o próximo mês de maio. “A licitação está a cargo do governo federal mas o estado da Bahia está tentando acelerar esta licitação, que deve acontecer até maio do ano que vem”, estima. O governo aposta na participação de um consórcio de empresas chinesas e inglesas . “Com isso a gente viabiliza também o desenvolvimento do modal ferrovia porto pra essa região”, destaca.

Uma resposta

  1. Vou ser sincero já tem uns 12 anos falando nessas obras e todo começo de eleições vem com essa história, a mesma coisa a ponte de Salvador – Itaparica.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *