Tempo de leitura: 2 minutos
As cervejas IPA e Crem Ale foram produzidas no núcleo da Uesc
As cervejas IPA e Crem Ale foram produzidas no núcleo da Uesc

O Núcleo de Estudos sobre Cervejas Artesanais (Neca), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), foi destaque na 3ª edição da OktoberFest de Ilhéus. O evento realizado no Boca du Mar (Pontal) reuniu as melhores cervejas do Brasil, tais como Eisenbahn, Baden-Baden, Devassa, Petra e Black Princess, além das principais cervejas artesanais produzidas na Costa do Cacau.

Em formato de pôster, o stand de exposição do Neca apresentou as produções técnico-cientificas mais relevantes sobre cervejas artesanais realizadas na universidade. Destaque para os trabalhos de conclusão de doutorado, mestrado e graduação, além dos processos e patentes obtidas na área.

As cervejas produzidas na microcervejarias da Uesc também foram disponibilizadas no stand do Neca para degustação. Dentre elas, dois estilos de cervejas se destacaram frente a todas as cervejas da OktoberFest.

Produzida pelo professor Antonio Fabio Reis, a cerveja Cream ALE foi um dos destaques. Ideal para iniciantes no consumo de cervejas artesanais, apresentou estilo mais claro, leve e refrescante, com baixa graduação de amargor.

A outra cerveja do Neca que chamou a atenção dos consumidores mais experientes foi a IPA, produzida pelo professor Zolacir Junior, com coloração mais escura e forte, de estilo mais encorpado, com maltes torrados e com amargor elevado.

Segundo Zolacir Jr., coordenador do Neca, o sucesso das cervejas da Uesc na OktoberFest de Ilhéus superou as expectativas em razão de que a produção na microcervejaria da universidade é relativamente nova. O professor destacou também que a participação no evento “permitiu democratizar a produção técnico-científica da universidade com a comunidade e oportunizou a integração com os produtores locais de cervejas artesanais”.

10 respostas

  1. Tá de brincadeira né…? Teve cervejas que esgotaram em poucas horas da abertura do evento, já a dita destacada sobraram vários litros, queria entender como a cerveja destaque não conseguiu secar seus baris. Matéria manipulada é F…

  2. O blog esteve no Oktoberfest ou essa opinião é do marketing do NECA? Cerveja da uesc destaque frente a todas do evento? Eu li isso mesmo? Lamentável e injusto com todos que estiverem expondo suas cervejas lá.

  3. Matéria ridícula. Quem foi ao evento sabe que as cervejas da UESC estao longe de terem nível de mercado. Essa matéria é caluniosa e tendenciosa.
    Viva cervejaria 3Barcaças que sempre foi um verdadeiro sucesso dentro dos eventos que participa e no Oktober não foi diferente.
    Me desculpem os professores produtores mas não tive coragem de passar do segundo copo.Cerveja sem nenhum atrativo e ao paladar de muitos presentes, uma verdadeira cagada cervejeira.

  4. Rapá queria entender como é que a cerveja destaque do evento, sobrou 150 litros enquanto teve rótulos de cervejarias regionais que detonaram a mesma quantidade em 2 horas de relógio!? Uma dessas cervejas de amargor me lembrou chimarrão e n o lúpulo! Sem contar com as hospital Ale e a são João larger! Matéria infeliz

  5. Prezados

    Como parceiro do evento, venho aqui a público esclarecer que está matéria está completamente tendenciosa, sabemos que em nosso movimento cervejeiro não existe espaço pra ego, coisa que está ocorrendo na matéria, creio que o autor deveria vir a público pedir desculpas aos demais participantes pois desmerece os produtores artesanais locais, os patrocinadores e participantes do evento

  6. Cerveja produzida pela UESC entre as piores do festival. Fato é que “boiou” 75% das cervejas fornecidas pela instituição. As boas cervejas esgotaram a partir das 16 horas.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *