Cadastramento biométrico em Ilhéus segue lento

Cartório eleitoral de Ubatã faz plantão neste sábado

Faltam poucos dias para o fim do prazo para o cadastramento biométrico em Ubatã. Em razão disso, o Cartório Eleitoral do município decidiu trabalhar em regime de plantão neste sábado (28) para atender eleitores que ainda não fizeram o procedimento. O atendimento será das 8h às 12h30 min, na Rua Presidente Médici, no centro da cidade.

Já em Ibirapitanga, outro município  do sul da Bahia onde o prazo também se encerra no dia 31 deste mês, os eleitores que deixaram para última hora terão os dias 30 e 31, das 8h às 18h, para fazer o cadastramento.

PUNIÇÃO

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lembra que a penalidade para o cidadão que não atender a convocação da Justiça Eleitoral é o cancelamento do título, o que pode acarretar em diversas outras consequências, como a suspensão de benefícios sociais do Governo Federal.

Estão obrigados a fazer o recadastramento biométrico todos os eleitores, inclusive aqueles cujo voto é facultativo (analfabetos, eleitores com idade entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos de idade). Para os eleitores facultativos, no entanto, o cancelamento do título não deverá gerar outras implicações uma vez que, deles, não poderá ser exigida a quitação eleitoral.