Tempo de leitura: 2 minutos
Polícia Federal encontra suspeitos na lista de concurso da UFBA
Polícia Federal encontra suspeitos na lista de concurso da UFBA

A Polícia Federal (PF) confirmou, nesta sexta-feira (27), que encontrou, na lista de inscritos para o concurso da Universidade Federal da Bahia (UFBA), nomes ligados à organização criminosa da Paraíba, acusada pela Polícia Civil paraibana de fraudar mais de 100 concursos pelo Brasil. A Por enquanto, a prova está mantida para domingo (29).

De acordo com o superintendente regional da PF na Bahia, Daniel Justo Madruga, a corporação fez um cruzamento entre a lista de pessoas envolvidas e os nomes dos inscritos – a partir disso, foram encontrados tantos suspeitos de integrar a quadrilha quanto candidatos que seriam beneficiados pelo esquema.“Uma primeira etapa do cruzamento das listas já foi concluída, mas eles continuam para verificar quantas pessoas estão envolvidas”, afirmou o superintendente.

Segundo ele, os números de envolvidos não serão divulgados por enquanto. A investigação começou a pedido do Ministério Público Federal da Bahia (MPF-BA), que também recebeu representações de candidatos solicitando apuração do caso.

Madruga reforçou que ainda não há nenhuma suspeição em relação à UFBA e ao Instituto AOCP, que é o responsável pela organização dos exames. “Se tratava de uma quadrilha que se inscrevia para resolver a prova de forma rápida e repassar as respostas para os demais candidatos. Isso não requer nenhum envolvimento do organizador da prova, nem das instituições envolvidas”, garante o superintendente.

POLICIAIS EM LOCAIS DE PROVA

No domingo, equipes da PF ficarão nos locais de prova e regiões próximas para verificar se existe algum tipo de fraude, já que as pessoas usam pontos eletrônicos para passar as informações. De acordo com o superintendente, a PF não acredita que a fraude vai ser concretizada, uma vez que integrantes da quadrilha foram presos e o esquema foi desestruturado.

Segundo o delegado Lucas Sá, titular da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) da Paraíba, no dia da aplicação da prova, haverá troca de informações em tempo real com a Polícia Federal. Caso sejam necessárias prisões, será com a PF. “Se alguém for preso, será tudo com a PF, pois envolve instituição federal”, explica o delegado. Leia matéria a completa de Amanda Palma e Júlia Vigné no Correio//www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ufba-pf-encontra-suspeitos-de-quadrilha-na-lista-de-inscritos-em-concurso/

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *