Tempo de leitura: 2 minutos
Cobrança de tarifa começará por Morro de São Paulo || Foto LK
Cobrança de tarifa começará por Morro de São Paulo || Foto LK

A Prefeitura de Cairu voltará a cobrar taxa dos turistas que frequentarem a paradisíaca Morro de São Paulo. A partir desta quarta (1º), o visitante terá que desembolsar R$ 15,00 para pagamento da Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago (Tupa). Estima-se que o destino receba cerca de 350 mil turistas por ano. Com a Tupa, o município deverá arrecadar, aproximadamente, R$ 5,2 milhões.

A promessa da prefeitura do baixo-sul baiano é de aplicar os recursos da Tupa na “manutenção, restauração, e preservação do patrimônio histórico, cultural, ambiental e estrutural do arquipélago, bem como as condições ambientais e ecológicas da APA Tinharé”.

Segundo a prefeitura, a tarifa será cobrada somente dos turistas que visitarem o Morro de São Paulo. Porém, a cobrança será feita, em outro momento, a quem visitar Boipeba, Garapuá, Moreré e a própria sede da cidade.

O pagamento da tarifa deverá ser feito ao chegar a Morro de São Paulo. Dois postos foram montados para a arrecadação, um no principal portal de entrada do Morro e outro no entreposto de embarque para os passeios.

A tarifa somente não será cobrada de crianças menores de 5 anos e pessoas com 60 anos ou mais. Estudantes, pessoas com necessidades especiais e pessoas cadastrados em programas sociais de baixa renda, desde que comprovem tais condições, terão direito à meia tarifa.

RESPALDO LEGAL

A unificação das diversas tarifas em uma única cobrança foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Cairu através da Lei Complementar 515/2017, de 22 de Agosto, publicada no Diário Oficial do Município (DOM), em 15 de Setembro. A nova Lei foi regulamentada através de Decreto do Executivo, publicado no DOM do dia 11 de Outubro, passado.

“A Lei é respaldada na Constituição Federal, que atribui ao município a manutenção dos bens públicos, e no Código Tributário, que assegura cobranças de tarifas similares, a exemplo dos conhecidos pedágios, como uma forma compartilhada de garantia de tais serviços”, informa o município.

2 respostas

  1. isso e um absurdo kd o direito de ir vim ja pensou se vira moda e um local publico nao particular agente ja paga nossos imposto pra eles cuida temos q pagar 2 vees brasil pais de coruptos

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *