Concurso da Polícia Civil vai oferecer mil vagas

O governador Rui Costa informou que, na primeira quinzena de dezembro, será publicado edital para abertura de inscrição para o concurso público que visa a contratação de novos delegados a agentes da polícia civil. O anúncio do novo concurso foi feito durante o programa #PapoCorreria, transmitido ao vivo pela rede social Facebook.

O governador informou que o concurso abrirá 880 vagas para investigador de polícia, 82 para delegado e 38 para escrivão. A previsão para o ingresso dos novos policiais civis na corporação é em julho de 2018.

A expectativa é que nesse período seja concluído todo o processo. A primeira etapa concurso será a aplicação das provas objetivas e discursivas.  Os aprovados nessa etapa serão submetidos a exames médicos e teste de aptidão física, fases que também são eliminatórias. Os candidatos serão submetidos também a exames psicotécnicos e passarão por investigação social.

CONTRATAÇÕES

Entre 2015 e 2017, o Governo do Estado nomeou 1.850 novos policiais militares. Em 2016, 687 novos policiais foram incorporados aos quadros da Polícia Civil. O Estado contratou, também, 414 novos agentes penitenciários e 121 peritos para o Departamento de Polícia Técnica.

Em junho de 2017, realizou concurso para a Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O certame teve cerca de 140 mil candidatos para 2.750 vagas (2 mil para PM e 750 para Bombeiros). Ainda neste ano, realizou concurso para oficiais, sendo 60 da PM e 30 do Corpo de Bombeiros.

Além disso, o governo destaca que também aumentou o valor pago aos policiais pelo Prêmio por Desempenho Policial (PDP), concedido àqueles que atingirem as metas de redução de criminalidade nas suas áreas de atuação. Além do aumento no valor, o governo passou a conceder a premiação duas vezes ao ano para um número maior de policiais.