Tempo de leitura: 2 minutos
Itabuna fecha mais um mês com saldo negativo de empregoS || Foto Vinícius Borges

Os dados do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho indicam que a indústria de transformação e a construção civil são os setores que mais eliminaram empregos formais em Itabuna neste ano. Os dois setores vêm registrando seguidos saldos negativos, conforme consulta feita pelo  PIMENTA nesta segunda-feira (20). O levantamento foi feito minutos depois da atualização das informações no Caged.

Os dados oficiais divulgados hoje mostram que, no período de janeiro a outubro, a construção civil em Itabuna eliminou 440 empregos com carteira assinada. Foram 728 contratações e 1.168 demissões de operários. Na indústria de transformação  o saldo ficou  negativo em 317 vagas, resultado de 836 admissões e 1.153 trabalhadores perdendo emprego.

O resultado só não é pior porque as empresas do setor de serviços contrataram mais que demitiram. Foram feitas 3.270 contratações contra 2.896 demissões, o que resultou em saldo de 374 postos de trabalho com carteira assinada. Outros setores da economia itabunense, juntos, somaram saldo de 70 empregos formais.  Por causa disso, o impacto negativo foi reduzido e, no geral, Itabuna acumula saldo negativo de 315 empregos neste ano, sendo que 22 dessas vagas foram eliminadas em outubro.

ILHÉUS

Ilhéus registra de empregos pelo terceiro mês consecutivo|| Foto José Nazal

O saldo de empregos com carteira assinada também é negativo em Ilhéus nos 10 meses do ano. No acumulado do período, são 5.648 demissões contra 5.4442 contratações, o que  significou a eliminação de 206 vagas. Os setores da economia ilheense que mais sofreram foram comércio (-165), construção civil (-82) e agropecuária (-89).

A boa notícia para os ilheenses é que, nos últimos três meses, ainda que no movimento positivo tímido, as empresas instaladas no município têm contratado mais que demitido. Em outubro, por exemplo, o saldo foi 34 postos de trabalho formais.  O município já tinha fechado setembro com abertura de 161 novas vagas e  outras 38 em agosto. Tanto em Ilhéus quanto em Itabuna, a esperança é o comércio, que no final do ano emprega mais que demite.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *