Tempo de leitura: 2 minutos
Eures diz que governo federal deve pagar por crise, não os municípios

O pagamento do 13º salário dos servidores de mais de 200 prefeituras baianas está ameaçado, segundo afirmou o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta terça (21). Prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures disse que não são os prefeitos e prefeitas que devem pagar pela crise gerada pelo governo federal. “Não somos nós quem temos que pagar por ela, como estamos pagando”

O estado da Bahia, disse ele, está representado por 401 participantes na luta em defesa dos municípios. O presidente afirmou que mais de 200 prefeitos baianos não sabem o que vão fazer para pagar o décimo terceiro salário.

– Na Bahia, 70% dos prefeitos já ultrapassaram o limite de gasto com pessoal. Isso porque, no início do ano, o governo federal cometeu a irresponsabilidade de dar 7% de aumento no salário base do professor e não corrigiu o valor do repasse por aluno/ano, fazendo com que as contas púbicas municipais se desequilibrassem de forma total – destacou.

GOVERNO FEDERAL

“Não toleramos mais essa relação de vulnerabilidade total diante do governo federal. Quem criou a crise é que pague a conta por ela”, completa. Para Eures é necessário um suporte financeiro urgente. “Os governos federal e estadual são os primos ricos. Na Bahia, fizemos o nosso dever de casa. Colocamos mais de 2,5 mil pessoas na porta do Governo e mostramos como o governador pode nos ajudar, principalmente pagando os royalties do petróleo”, lembrou. A Bahia é o único estado que não faz esse repasse de 25% para os municípios.

Além de prefeitos de todo o Brasil, a mobilização nacional, liderada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com apoio das associações estaduais, conta com a presença de vereadores, secretários municipais e deputados estaduais. “Viemos aqui dizer que queremos ajuda a União, da Câmara e do Senado Federal. Não sairemos sem resultados positivos em prol dos municípios”, finalizou o presidente da UPB.

2 respostas

  1. Gostaria de sugerir a UPB, que solicitasse ao prefeito de Salvador ACM Neto, um seminário aos prefeitos em situação crítica de gestão, como administrar um município sucateado, falido, endividado e, ainda assim dá um show de gestão.

    Acho que seria mais justo, do que ficar alardeando dificuldades, que todos sabemos, o Brasil inteiro enfrenta!

  2. UM MONTE DE COCO COMO ESSE QUE TEM NO BRASIL ESQUECE QUE ESSA BOSTA DE CRISE JÀ ESTAVA INSTALADA AGORA FICAM QUERENDO UM BODE VAMOS SAIR DA CRISE QUANDO FIZEREM UMA GRANDE REFORMA COM OS FUNCIONARIOS PUBLICO

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *