Tempo de leitura: < 1 minuto
Aumenta o número de ações trabalhistas na Bahia

O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA) bateu recorde no recebimento de novas ações trabalhistas neste ano. Os números apontam aumento de 14% em relação a 2016 (número projetado). De janeiro até novembro foram ajuizadas 122.894 ações trabalhistas.

Os dados do TRT5-BA mostram também que houve aumento de ações ajuizadas neste mês (14.622 novas reclamações), provável reflexo dos últimos dias de vigência da legislação trabalhista anterior. Neste ano, o resultado obtido com o pagamento de créditos aos reclamantes ultrapassou a marca histórica de 2016, com mais de R$ 2,174 bilhões de reais pagos.

Segundo o diretor da Secretaria de Gestão Estratégica do TRT5, Márcio Fernando Ribeiro, em pouco mais de uma semana após a vigência da nova legislação trabalhista, não é possível verificar se haverá aumento ou queda no número de reclamações, pois análises feitas com amostragens curtas não possuem cunho científico. “Não podemos esquecer que o direito trabalhista material acabou de entrar em vigor, então não temos nenhuma amostra de como ele vai se comportar no tempo”, diz.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *