Tempo de leitura: 2 minutos

Itabuna promove campanha contra a hanseníase || Foto Reprodução
A Prefeitura Municipal de Itabuna promove, até a próxima sexta (8), a Campanha de Conscientização Sobre Hanseníase. A ação busca prevenir, diagnosticar, rastrear e tratar casos de hanseníase na cidade. O atendimento é feito na Unidade Básica de Saúde José Maria de Magalhães (antigo Sesp), na Avenida Inácio Tosta Filho, Centro – atrás do Shopping do Camelô e ao lado da FTC e Receita Federal.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Lísias Miranda, a incidência de casos de hanseníase em Itabuna é relativamente alta, comparado com os índices de controle e rastreio determinados pelo Ministério da Saúde. “O ideal é que haja um caso de hanseníase para cada grupo de 10 mil habitantes. Itabuna está com um índice de 2,8 casos em 2017”, disse a secretária.

A enfermeira Moema Farias, da Vigilância à Saúde e coordenadora do Programa de Hanseníase, esclarece que este índice não significa que a quantidade de casos no município está crescendo. “O que ocorre é que Itabuna está contando com um trabalho eficiente e mais articulado de detecção. Estamos falando de uma doença cujo tempo de incubação é de até 10 anos e muitas pessoas ignoram os sintomas achando que é bobagem, quando na verdade pode ser hanseníase”, explicou Moema Farias.

Entre os principais sintomas da hanseníase, estão a falta de sensibilidade na pele para instrumentos perfuro-cortantes, frio ou calor, manchas esbranquiçadas, caroços de qualquer tipo ou tamanho, mãos com dificuldades de movimentos (dedos em forma de ganchos ou garras). Segundo Moema, um outro dado preocupante foi o registro de 5 casos da doença, em 2017, entre crianças e adolescentes com idade de até 15 anos.

Para receber o atendimento, gratuitamente, basta que o interessado compareça à Unidade Básica Dr. José Maria de Magalhães, portando carteira de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência, no horário das 7h30min às 16h30min. Informações completas podem ser conseguidas também por telefone, através do número (73) 3613 6442. Ao todo, 5 consultórios estão preparados para receber a clientela, todos com equipe médica, enfermeiros e fisioterapeutas. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é a de receber, por dia, 35 pacientes.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *