Cirurgias começam no domingo no Hospital Costa do Cacau|| Foto Clodoaldo Ribeiro

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) inicia nesta terça-feira (12), em Ilhéus, uma nova etapa do Mutirão de Cirurgias Eletivas. Além de Ilhéus, serão atendidos os moradores dos municípios de Arataca, Canavieiras, Itacaré, Mascote, Santa Luzia, Una e Uruçuca. Para quem for aprovado, os procedimentos cirúrgicos serão realizados a partir de domingo (17), no Hospital Regional da Costa do Cacau, que será inaugurado na sexta-feira (15) pelo governador Rui Costa.

O mutirão de cirurgias atenderá a todos que necessitam realizar cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia e colecistectomia. As pré-consultas serão realizadas até quinta-feira (14), nas unidades móveis que ficarão estacionadas na Praça Soares Lopes, ao lado da Igreja Catedral. Serão realizados 180 atendimentos, por dia, sempre a partir das 7h.

Os pacientes que farão cirurgias de vesícula precisam estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Para as mulheres que farão o procedimento de histerectomia, será preciso levar o exame preventivo atual, e, se ainda menstruam, devem levar também o exame Beta HCG. Além disso, todos devem levar exames laboratoriais e outros que possuam.

Para saber se a pessoa está cadastrada para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única, disponível na página do mutirão na internet . Além disso, o paciente ou responsável também poderá ir até a Secretaria de Saúde do município onde mora, para saber se o seu nome consta na lista para a realização do procedimento.